Quem gosta de queijo vive mais, é o que confirma um estudo científico


O segredo para uma vida longa e feliz? Mais queijo! Sim, estamos falando do famoso queijo DOP e, de fato, de todos os outros produtos lácteos, especialmente os mais envelhecidos. Segundo uma pesquisa publicada pela revista Nature Medicine,esses derivados do processamento de leite seriam o verdadeiro elixir da longevidade. Boas notícias, portanto, para os amantes da boa comida, que agora têm mais um motivo

De acordo com o estudo em questão, a fonte de bem-estar seria uma substância contida nos queijos, pertencentes ao grupo das poliaminas, composto que reduz a incidência de doenças cardiovasculares e atua como fator de proteção.

A primeira fase da análise usou alguns ratos de laboratório como sujeitos de observação, aos quais foram dados diferentes tipos de queijo, controlando seu estado de saúde a longo prazo e a maneira com a qual essa dieta influenciou sua expectativa de vida.

A segunda fase dizia respeito ao homem, usando um dos principais países consumidores de queijo, a Itália, como área de pesquisa. A amostra de 800 pessoas revelou uma conexão significativa entre o consumo de alimentos lácteos e a menor probabilidade de sofrer de doenças circulatórias ou cardíacas.

A incidência dessas doenças em alguns casos foi reduzida em até 40% em comparação com indivíduos que não costumam comer esses produtos. As poliaminas atuam não apenas como antioxidantes e desintoxicantes naturais, mas também como reparadoras de tecidos danificados, retardando o envelhecimento celular.

A descoberta entusiasmante, no entanto, não deve ser uma razão para consumir quilos de parmesão, também porque a presença de uma boa quantidade de proteínas e gorduras não pode ser ignorada. O estudo, como os anteriores, apenas confirmou que a inclusão de quantidades moderadas de queijo na dieta pode ser benéfica para o bem-estar.

De fato, a pesquisa destaca como é particularmente limitada a tipos não-frescos e moles, como ricota ou mussarela, mesmo que estes também contenham sua porcentagem de poliaminas. Como sabemos, o segredo é comer um pouco de tudo, sem exagerar e, acima de tudo, escolher alimentos de qualidade!

(Fonte: Olha Que Video)

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem