Nova tecnologia permite carregar o celular em apenas 5 minutos

Novas baterias devem chegar ao mercado no segundo semestre de 2020



O ano de 2020 certamente trará diversas novidades no mundo da tecnologia, que vão facilitar a vida dos usuários. Uma delas promete resolver um problema antigo dos donos de smartphones, a bateria. Isso porque uma startup israelense, a StoreDot, planeja desenvolver baterias capazes de recarregar um celular em apenas 5 minutos, assim como um veículo elétrico. No caso do carro, a carga seria o suficiente para uma viagem de aproximadamente 500 km.

O portal Bloomberg colocou a StoreDot em uma lista de startups a se prestar atenção no ano de 2020. A empresa obteve um financiamento no valor de US$ 130 milhões (cerca de R$ 530 milhões) e o apoio de uma das maiores empresas de petróleo do mundo, a BP.

A previsão é de que os carregadores capazes de carregar totalmente a bateria de um celular em cinco minutos cheguem ao mercado no segundo semestre do 2020. Sua tecnologia é baseada em uma nova geração de compostos orgânicos que armazenam energia com mais eficiência e segurança que os sistemas atuais, e também em uma nova combinação de nanotecnologias.

As baterias StoreDot usam lítio, mas substituem o grafite usado pelos fabricantes de baterias por uma mistura de metaloides, ou seja, substâncias com propriedades intermediárias entre metais e não metais. Esses metaloides incluem silício e compostos orgânicos sintetizados em seus laboratórios.

Os celulares não seriam os únicos beneficiados com a nova tecnologia, a indústria de veículos elétricos também pode aproveitar a inivação.
Foto: BMW

O alcance em quilômetros das baterias elétricas ainda é consideravelmente limitado e, dependendo do modelo, o reabastecimento pode levar entre 45 minutos e 4 horas; essa costuma ser a principal barreira na compra de um veículo com esse tipo de bateria.

De acordo com a Bloomberg, os veículos elétricos representarão mais da metade de todas as vendas de carros novos em 2040, à medida que os preços começarem a cair e a vida útil da bateria for estendida.
Pensando nisso, os fabricantes têm aumentado a "densidade" química da bateria para que um carro elétrico possa viajar ainda mais com uma única carga.

Os mais recentes veículos elétricos de ponta da Tesla, Chevrolet e outros fabricantes, por exemplo, permitem viagens de quase 500 quilômetros em boas condições. Mas recarregar ainda é um processo lento. É nesse ponto que a nova tecnologia desenvolvida pela StoreDot pode ajudar.

 (Por Olhar Digital, via G1)

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem