Alimentos:Tâmara é bom para quê? Confira mil benefícios da fruta

Consumir tâmara faz bem para a saúde. Entenda seus benefícios e adicione essa fruta ao cardápio

A tâmara é uma fruta que cresce na tamareira, uma palmeira cultivada há milênios. Sua origem é desconhecida, mas desconfia-se que ela tenha surgido no norte da África ou sudoeste da Ásia. Os benefícios da tâmara a tornam um alimento muito saudável. Além de ser muito apreciada na cozinha por seu delicioso sabor, ela é uma fruta substituta natural do caramelo. Confira os benefícios da tâmara e por que é bom adicionar essa fruta ao seu cardápio.

Benefícios da tâmara

Fonte de nutrientes
A tâmara é um ótima fonte de nutrientes. Apesar das tâmaras secas serem mais calóricas do que as tâmaras frescas, tendo um perfil semelhante ao de passas e figos secos; elas contêm algumas vitaminas e minerais importantes, além de uma quantidade significativa de fibras.

Uma porção de 100 gramas de tâmaras secas fornece os seguintes nutrientes:

Calorias: 277 kcal
Carboidratos: 75 gramas
Fibra: 7 gramas
Proteína: 2 gramas
Potássio: 20% da Ingestão Diária Recomendada (IDR)
Magnésio : 14% da IDR
Cobre: 18% da IDR
Manganês: 15% da IDR
Ferro: 5% da IDR
Vitamina B6: 12% da IDR

Fonte de fibras

A presença de quase sete gramas de fibra a cada porção de 100 gramas de tâmara é uma boa justificativa para você elegê-la como uma das suas fontes de fibra. A fibras podem beneficiar a saúde digestiva, impedindo a constipação e promovendo movimentos intestinais regulares, o que contribui para a formação de fezes.

Em um estudo, 21 pessoas que consumiram sete tâmaras por dia durante 21 dias experimentaram melhorias nas fezes e tiveram um aumento significativo nos movimentos intestinais em comparação ao período em que não comeram as tâmaras.

Além disso, a fibra presente nas tâmaras pode ser benéfica para o controle do açúcar no sangue, pois retarda a digestão e ajuda a evitar que os níveis de açúcar no sangue subam muito rapidamente depois de comer.

Fonte de antioxidantes
A tâmara também é rica em antioxidantes.

Os antioxidantes protegem as células dos radicais livres, moléculas instáveis ??que podem causar reações prejudiciais em seu corpo e levar a doenças.

Em comparação com tipos semelhantes de fruta, como figos e ameixas secas, as tâmaras secas têm maior quantidade de antioxidantes.

Faz bem para o cérebro

Estudos laboratoriais concluíram que o consumo de tâmara é bom para reduzir marcadores inflamatórios, como a interleucina 6 (IL-6), no cérebro. Altos níveis de IL-6 estão associados a um maior risco de doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer (confira aqui estudos a respeito 1, 2).

Além disso, estudos em animais mostraram que o consumo de tâmara é bom para reduzir a atividade das proteínas beta-amilóides, que podem formar placas prejudiciais no cérebro.

Quando as placas se acumulam no cérebro, elas podem perturbar a comunicação entre as células cerebrais, o que pode levar à morte de neurônios e à doença de Alzheimer (confira estudo a respeito aqui: 3).

Um outro estudo com animais concluiu que camundongos alimentados com ração contendo tâmara tinham memória e capacidade de aprendizado significativamente melhores, assim como menos comportamentos relacionados à ansiedade, em comparação àqueles que não consumiam.

Os benefícios da tâmara para o cérebro têm sido associados aos antioxidantes presentes na fruta, conhecidos por reduzir a inflamação.

No entanto, são necessários estudos em humanos para confirmar os benefícios da tâmara para a saúde do cérebro.
Tâmara na gravidez

A tâmara tem potencial para promover e facilitar o parto natural tardio. Comer tâmara nas últimas semanas de gestação pode promover a dilatação cervical e diminuir a necessidade de trabalho de parto induzido. A fruta também podem ser útil para reduzir o tempo de trabalho de parto, de acordo com estudo.

Em um outro estudo, 69 mulheres que consumiram seis unidades de tâmara por dia durante quatro semanas antes da data ideal do parto tiveram 20% mais chances de entrar em trabalho de parto naturalmente e estavam em trabalho de parto por significativamente menos tempo do que aquelas gestantes que não as consumiam.

Outro estudo realizado com 154 mulheres gestantes concluiu que aquelas que comeram tâmaras eram muito menos propensas a terem o parto induzido em comparação àquelas que não comeram.

Um quarto estudo encontrou resultados semelhantes em 91 mulheres grávidas que consumiram de 70 a 76 gramas de tâmara diariamente a partir da 37ª semana de gestação. Elas ficaram quatro horas a menos em trabalho de parto em comparação àquelas que não comeram tâmara.

Adoçante natural

A tâmara é uma fonte de frutose, um tipo natural de açúcar.

Por essa razão, a tâmara é muito doce e têm um sabor sutil semelhante ao de caramelo. Elas são ótimas substitutas para o açúcar branco em receitas, devido aos nutrientes, fibras e antioxidantes que fornecem.

Fonte: Healthline 

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem