Plenário aprova Dia Nacional de Luta contra a Endometriose

Objetivo é realizar ações de conscientização e diagnóstico precoce da doença, que atinge mulheres em idade fértil
Marina Santos: mais de 6 milhões de mulheres tem a doença cujo diagnóstico pode demorar anos
Foto:Luis Macedo /Câmara dos Deputados

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (19), a criação do Dia Nacional da Luta contra a Endometriose, a ser comemorado no dia 13 de março, e a Semana Nacional de Educação Preventiva e de Enfrentamento à Endometriose. O texto segue para o Senado Federal.

A relatora, deputada Marina Santos (Solidariedade-PI), uniu em seu parecer os Projetos de Lei PL 6215/13, do deputado Roberto de Lucena (Pode-SP); e PL 3047/19, da deputada Daniela do Waguinho (MDB-RJ). O objetivo é incentivar ações de prevenção, educação e orientação de mulheres.

Marina Santos destacou que a proposta pode contribuir para um diagnóstico precoce da doença, que atinge principalmente mulheres em idade fértil. "No Brasil, mais de 6 milhões de mulheres tem esta doença, cujo diagnóstico pode demorar muitos anos para acontecer", afirmou.

A deputada Daniela do Waguinho destacou que a data não é meramente simbólica, mas tem o objetivo de incluir a sociedade no esforço de conscientização sobre a doença e garantir o diagnóstico precoce. "Com o reconhecimento da doença, a partir da aprovação desse projeto de lei, poderemos apresentar os caminhos para um tratamento efetivo e oferecer um atendimento digno e de qualidade para essas mulheres, principalmente no Sistema Único de Saúde", disse.

(Fonte: Agência Câmara Notícias) 

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem