Moradores do Baixo Sul, Vale do Jiquiricá e do Recôncavo da Bahia relatam tremor de terra na manhã deste domingo

Na manhã deste domingo (30), houve um tremor de terra em várias cidades da Bahia. O abalo foi sentido e registrado por moradores de cidades do Baixo Sul, Vale do Jiquiricá e Recôncavo Baiano  entre as cidades, estão: Santo Antônio de Jesus, Presidente Tancredo Neves, Valença, Ituberá, Itamari, Teolândia, Gandu, Mutuípe, Amargosa, Ubaíra e Jequiricá. O fenômeno foi registrado por voltas das 07 h 45 min e segundo populares, ocorreu duas vezes. Nas redes sociais houve muitos relatos. 

Em contato com nossa redação, moradores de Presidente Tancredo Neves, zona rural, informaram que "tremeu tudo". Houve relatos de que o tremor foi forte. "balançou a casa" um deles contou.  "minha cama balançou", disse outro. entre tantos relatos sobre o fato. Muitas pessoas ficaram assustadas. 

Uma moradora de Laje disse: "Estamos até agora assustados". Outra moradora, contou:  "Aqui em Laje tremeu dessa vez msis forte e durou um pouco mais! O xoque foi tanto que tou com dor de cabeça até agora,achava que minha casa tava caido tentei pular a janela e correr com meus filho,foi quando percebir que era terra tremendo..."

 Ao G1, Aderson Nascimento, coordenador do Laboratório de Sismologia da UFRN, que faz o monitoramento dos fenômenos, explicou que esse terremoto teve alta magnitude e também pôde ser sentido em Salvador.

"A gente fez uma análise preliminar e esse evento maior foi registrado pela rede mundial, foi de magnitude 4,6, a 6 km a sul para sudoeste de Mutuípe. Salvador fica a pouco menos de 100 km de Mutuípe e, com essa magnitude, ele certamente foi sentido em Salvador. Ele foi registrado em todas as estações da rede sismográfica brasileira, que a gente tem financiada pelo Serviço Geológico Brasileiro", detalhou Aderson.

Ainda não há detalhes do que causou os tremores. No site do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), constam dois registros de terremotos nas regiões de Amargosa e São Miguel das Matas, com magnitudes de 4,2 e 3,7 respectivamente.
Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo também registrou terremoto na Bahia — Foto: Reprodução/Site USP

Nas redes sociais houve diversos relatos, Veja abaixo alguns:  



Em São Miguel das Matas 





 *Com informações do G1 e Bahia Notícias 

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem