Por unanimidade, Assembleia aprova criação da Companhia Baiana de Insulina

Foto : Divulgação/Assembleia

Por Matheus Simoni /Metro1

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) votou e aprovou hoje (27), por unanimidade, o Projeto de Lei 23.944/2020, de autoria do Poder Executivo, sobre a criação da Companhia Baiana de Insulina, a BahiaInsulina. A empresa estatal vai produzir medicamentos para tratamento e controle do diabetes. Com um investimento de R$ 200 milhões, subsidiados pela empresa ucraniana Indar, este será o primeiro laboratório do país e do Hemisfério Sul a produzir insulina. A expectativa é de redução da necessidade de importação do hormônio da Europa e dos Estados Unidos.

“Houve um debate muito intenso na ALBA a respeito da implantação da nova estatal, mas contamos, mais uma vez, com a maturidade política das bancadas da Situação e, sobretudo, da Oposição para defender, em primeiro lugar, os interesses do povo baiano. A BahiaInsulina será importantíssima para, pelo menos, 12 milhões de brasileiros – e mais de 200 mil baianos - com diabetes e que necessitam do hormônio”, afirmou o presidente da Assembleia, Nelson Leal (PSD), que comandou a sessão.

O diabetes é diagnosticado quando existe baixa produção de insulina pelo pâncreas, o que leva a um aumento considerável e muito perigoso da taxa de açúcar no sangue. Depois da hipertensão, é a doença que mais atinge a população brasileira. A Bahiainsulina irá utilizar a bactéria Escherichia Coli para produzir a substância, emulando um hormônio semelhante ao produzido naturalmente pelo corpo humano.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, a expectativa é de que a fábrica seja construída e entregue em até très anos.

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem