Ministério da Saúde confirma 1ª morte por varíola dos macacos no Brasil


O Ministério da Saúde confirmou nesta sexta-feira (29. julho) a primeira morte por varíola dos macacos no Brasil. A vítima era de Uberlândia (MG). As informações são do Portal UOL. 

De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgados nessa quinta-feira (28), apenas 5 mortes tinha sido registradas no mundo. 

Conforme o boletim mais recente do Ministério da Saúde, 1.066 casos da doença foram registrados no país, a maioria em São Paulo e no Rio de Janeiro. O ministério está tratando a doença como surto, o primeiro estágio da evolução de contágio, antes de epidemia e pandemia. 

Em nota, o órgão disse que o controle da doença é uma prioridade e montará um grupo para coordenar a resposta, com a participação de várias instituições de saúde. Ainda não há vacina disponível para a doença no país, mas o Ministério da Saúde diz negociar a aquisição. "A pasta tem buscado as alternativas céleres para aquisição da vacina e articulado com a OPAS/OMS as tratativas para aquisição do imunizante", afirmou em nota. 

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem