Iɴғᴏʀᴍᴀᴄ̧ᴀ̃ᴏ ᴇ́ ᴄᴏɪsᴀ sᴇ́ʀɪᴀ

Candidato de extrema-direita vence eleição na Colômbia

Colômbia elege presidente de extrema-direita - Foto: Carlos Parra Rios/Bloomberg

O advogado e empresario Abelardo de la Espriella ganhou neste domingo, dia 21, o segundo turno das Eleições presidenciais colombianas, tornando-se o novo presidente após a administração de Gustavo Petro. Essa vitória representa uma reviravolta significativa na Política do país, que foi liderado pela esquerda nos últimos quatro anos. Sua posse está marcada para 7 de agosto.

De la Espriella superou o senador de esquerda Iván Cepeda, que tinha o apoio de Petro, em uma eleição caracterizada pela polarização, discussões sobre segurança pública e críticas à condição econômica do país. Com 99,8% das seções eleitorais contabilizadas, a margem entre os dois é inferior a 250 mil votos.

O presidente da Colômbia anunciou que pretende contestar o resultado das eleições. De acordo com Petro, ocorreram “muitas irregularidades”, e algumas seções eleitorais precisam ser desconsideradas. “Ninguém pode ser declarado presidente. É o voto que determina quem é o presidente. Eu obedeço aos juízes”, postou em suas redes sociais.

Com 47 anos, De la Espriella nunca exerceu função eletiva. Reconhecido na Colômbia como um advogado criminal com bastante visibilidade na mídia, ele formulou sua candidatura enfatizando o enfrentamento ao crime organizado, o fortalecimento das políticas de segurança e a diminuição da atuação do Estado. Declarado admirador de figuras como Donald Trump (EUA), Javier Milei (Argentina) e Nayib Bukele (El Salvador), o advogado se posicionou como um outsider pronto para desafiar a política convencional.

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

Veja no Tiktok