Orientação Profissional: Qual a diferença entre publicidade, propaganda e marketing?

Muita gente se pergunta quais são as diferenças entre trabalhar com marketing, publicidade e propaganda. Há quem acredite que é tudo a mesma coisa e quem tem na ponta da língua o que difere cada uma das áreas.

Obviamente, o professor de marketing dos cursos de MBA da FGV e diretor do Canal Vertical, Roberto Kanter, faz parte do segundo grupo. Durante conversa com o NaPrática.org, Roberto nos ajudou a chegar a algumas definições para explicar a diferença teórica entre estas disciplinas.

Um bom começo? Entender publicidade e propaganda como ferramentas que o marketing utiliza para promover produtos ou serviços.

O que é propaganda

Como o próprio nome já indica, tem o papel de propagar, divulgar e criar condições para que o mercado conheça o produto ou serviço da empresa.

Ela engloba desde comunicação em massa, feita em uma propaganda na televisão ou em um anúncio de jornal até ações de nicho, como panfletagem em uma praça ou a montagem de um stand de degustação no supermercado.

“Sempre que existir uma ação paga voltada a divulgar o produto ou serviço você está obrigatoriamente fazendo propaganda”, fala Roberto.

O que é publicidade

É a comunicação teoricamente espontânea. Ela acontece por meio de assessorias de imprensa e gestores de conteúdo que divulgam a marca por meio de mídias sociais, eventos e outros canais que tem como objetivo criar um boca a boca, fazendo com que as pessoas falem da marca ou negócio, tornando-se embaixadoras.

Para Daniel Brito, diretor de criação da FCB Brasil, “olhar através do mundo do consumidor” é o principal desafio na vida de um publicitário, que precisa atender contas e universos diferentes, mergulhar e aprender sobre cada um deles.

É preciso ter jogo de cintura para um dia estar lidando com a gestão de crise da Petrobrás, que é um símbolo do desenvolvimento econômico, no outro criar uma campanha para o Club Social, uma marca irreverente que tem como público alvo jovens de 18 a 24 anos e no seguinte entender o universo da dona de casa para apresentar um novo produto de limpeza.

“Isso é para quem gosta da natureza humana, é um eterno desafio de venda, onde sempre queremos que a campanha atinja os objetivos comerciais que foram planejados pelo marketing. A mensagem deve ser compreendida, gostada, compartilhada e memorável”, conta.

O que é marketing

É algo muito global, que envolve a empresa como um todo. Produção, canais de vendas, escolha do mix ideal do portfólio de produtos. O marketing está diretamente envolvido com a estratégia corporativa”, fala Roberto.

Em outras palavras, ele é um guarda chuva grande que envolve não apenas a maneira como a comunicação acontece, mas também os caminhos que os produtos devem percorrer, como:

Canais de venda;Logística e distribuição;Gestão de preço (que não é uma variável só financeira, mas também mercadológica);Posicionamento estratégico;Entendimento do consumidor final;Relacionamento com todos os stakeholders que interessam ao negócio.

Há ainda um campo hoje indispensável e tremendamente dinâmico: o marketing digital. (Para quem quer aprender a utilizá-lo ao máximo, vale conhecer um app gratuito do Google, o Primer.)

Fonte: Guia do Estudante

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem