EUA aprovam primeiro remédio específico para tratamento de depressão pós-parto


Foto: Agência RBS

A agência regulatória dos EUA, Food and Drug Administration (FDA), anunciou a liberação do primeiro remédio específico para combate à depressão pós-parto. Denominada brexanolona (o nome comercial será Zulresso), a droga age em até 48 horas nas pacientes e deve ser administrada por via intravenosa ao longo de 60 horas.

Esse é o primeiro tratamento considerado eficaz para depressão pós-parto. Até então, as pacientes eram tratadas com antidepressivos comuns que podiam levar semanas para fazer efeito, quando funcionavam.

Segundo o jornal O Globo, a brexanolona é uma versão sintética de um hormônio esteroide chamado alopregnanolona, fabricado naturalmente pelo corpo. Durante a gravidez, os níveis desse hormônio aumentam significativamente e voltam ao normal logo após o parto. Estudos apontam que essa oscilação é responsável por alterações cerebrais que contribuem para a depressão e ansiedade.

Para produção da droga, cientistas realizaram dois testes clínicos com cerca de 250 mulheres com idades entre 18 e 45 anos, diagnosticadas com depressão pós-parto. Em até 60 horas após ingestão da brexanolona, metade das que tomaram não apresentava sintomas da doença. Uma única infusão do medicamento teve efeito durante 30 dias.

De acordo com a Sage Therapeutics, o custo do medicamento varia de US$ 20 mil a US$ 35 mil. Atualmente, uma versão da droga em forma de pílula está em fase de testes clínicos

(Bahia Notícias)

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem