Centro de Atenção Psicossocial é inaugurado em Presidente Tancredo Neves


A Data de hoje, 20 de Agosto de 2020, Presidente Tancredo Neves entra para a história da Rede de Atenção Psicossocial da Bahia com a implantação do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) Fernando César dos Santos.

Com a instauração do CAPS I, o município ganha prestígio na política de saúde, sendo a melhor saúde da região e a rede de saúde fica mais qualificada.

Foram inúmeras as tentativas para que o CAPS fosse fundado em nossa cidade. A luta vem desde 2010, por meio da solicitação da população através das Conferências Municipais de Saúde.

A partir da gestão atual, a perspectiva foi tornar sonho em realidade. Uma, entre várias metas do seu governo, a implantação do CAPS tornou-se uma realidade. Foram diversas idas a Brasília para validar essa conquista. O CAPS foi idealizado a muitas mãos com participações da Equipe de Saúde Municipal, do Conselho Municipal de Saúde e a Base Regional de Saúde de Santo Antônio de Jesus.

Após a elaboração do projeto foi enviado ao Ministério da Saúde, sendo aprovado em Portaria nº 2.970 de 11 de novembro de 2019.

O CAPS tem por objetivo promover a assistência especializada aos indivíduos com sofrimento psíquico buscando as condições de autonomia possível para cada caso, evitando novas internações e visando a reinserção psicossocial. Além de articular a rede de atuação psicossocial no território, integrando as equipes de saúde da família e os serviços especializados, especialmente com a Secretaria de Ação Social e seus equipamentos (CRAS, CREAS), além da Secretaria da Educação.

A população terá atendimento qualificado com Médico Psiquiatra, Enfermeira, Psicólogo, Assistente Social, Pedagogo, Técnica de Enfermagem e Recepcionista.