Trump reduz importação de aço brasileiro em quase 83%

Na sexta-feira Trump assinou um decreto alterando decisão, definida em 2018 como parte de um acordo firmado entre EUA e Brasil, possibilitando a redução no quarto trimestre

Foto: Alan Santos/PR

Por Luciana Freire/Metro1

O presidente americano Donald Trump decidiu reduzir o limite para importação de aço do Brasil. Medida vai resultar em um corte de quase 83% do embarque previsto desse tipo de produto para os EUA no quarto trimestre. Trump argumenta que houve queda de demanda no mercado do país.

Segundo o Instituto Aço Brasil, que reúne as siderúrgicas brasileiras, a medida se aplica aos produtos de aço semiacabado apenas.

Em um decreto publicado na sexta-feira (28), Trump alterou decisão anterior sob os chamados poderes de segurança nacional garantidos pela Seção 232 para reduzir o limite de importações definidos em 2018 como parte de um acordo firmado entre EUA e Brasil.

Em nota divulgada na noite de ontem (29), o governo brasileiro disse que espera que o mercado siderúrgico americano se recupere e que as exportações possam ser restabelecidas. "A excepcional qualidade das relações bilaterais permitirão o pleno restabelecimento e mesmo a elevação dos níveis de comércio de aço semiacabado", diz o comunicado.

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem