Eleições 2020 em PTN: Convenção dos partidos PSD e Avante será na segunda-feira (14)


O Prazo final para que os partidos políticos escolham os nomes que disputarão as Eleições Municipais deste ano termina no próximo dia 16, último dia para a realização das convenções partidárias municipais. 

Em Presidente Tancredo Neves, na segunda-feira, dia (14), está marcada a convenção municipal do PSD e Avante, que ao que tudo indica, lançarão a candidatura de Ademar Barreto para Prefeito e Oziel Brito a vice. No seu perfil no Facebook Oziel Brito anunciou: "É com imenso prazer que convidamos a todos para participar da convenção partidária do Partido Social Democrático e do Partido Avante, que acontecerá dia 14, a partir das 9:00 já da manhã na Câmara de vereadores PTN. Vamos juntos mudar o rumo da história da nossa cidade. Gratidão ao Nosso Senador Ângelo Coronel e ao Deputado Estadual Diego Coronel pelo apoio". 

Na cidade, já foram realizadas três convenções e definidas três chapas: Quinha (PRB) e Vinícius de Moacy (PDT), Tania de Val do Pezinho (MDB) e Roberto de Zequinha (PODEMOS), Eliezer Ribeiro e Adenir.  Amanhã (12) será a convenção do PP e PC do B e deve ser confirmada a candidatura do atual prefeito Toin do Bó, a reeleição, e o estreante Othon como candidato a vice, com apoio do atual vice Naldo. 

Diante desse cenário, a cidade contará com o maior número de candidatos já visto nas eleições municipais concorrendo ao cargo de prefeito, o maior número até aqui foi em 1996 quando houve quatro candidaturas, Aurelino, Valdo de Ernesto, Francisco Jesus e Paulo Menezes, Aurelino venceu o pleito, Valdo ficou em 2°, os outros dois candidatos  juntos somaram menos de 200 votos.  Em 2008 foram três nomes que se apresentaram para concorrer o cargo de prefeito, Quinha, Oziel e Aurelino, com Quinha sendo reeeleito na oportunidade. Tirando essas excessões sempre foram duas chapas. As eleições deste ano, pode contar com cinco nomes postulantes ao cargo de prefeito: Toin do Bó, Quinha, Tânia, Ademar e Eliezer. superando a quantidade de 1996 e também de 2008. 

VEJA O CALENDÁRIO ELEITORAL 2020

Com a promulgação da Emenda Constitucional (EC) nº 107/2020, que adia eleições municipais para 15 (1º turno) e 29 de novembro (2º turno), fica estabelecida a prorrogação de diversas datas do calendário eleitoral. Confira as principais:

31 de agosto a 16 de setembro: realização das convenções partidárias para definição de coligações e escolha dos candidatos. As convenções podem ocorrer por meio virtual.

31 de agosto a 26 de setembro: período para o registro de candidaturas. Início do prazo para que a Justiça Eleitoral convoque partidos e emissoras de rádio e TV para elaboração do plano de mídia.

27 de setembro: Início da Propaganda Eleitoral, inclusive na internet

15 de novembro: 1º turno das eleições

29 de novembro: 2º turno das eleições

15 de dezembro: Último dia para entrega das prestações de contas

18 de dezembro: Prazo final para diplomação dos eleitos


Acesse aqui a PEC nº 18/2020 na íntegra

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem