Motoristas com até 50 anos poderão ter CNH com validade de 10 anos

O projeto aprovado no Senado aumenta também o número de pontos para suspensão da carteira

A matéria é promessa de campanha do presidente Jair Bolsonaro, mas sofreu alteração no Senado e por isso terá de voltar para análise da Cãmara dos Deputados.

O projeto de lei do governo que flexibiliza uma série de regras do Código de Trânsito Brasileiro ,amplia de cinco para dez anos de validade a carteira nacional de habilitação (CNH) para pessoas com até 50 anos de idade. Além disso, o texto aumenta o número de pontos para o motorista ter suspenso seu direito de dirigir. Hoje o condutor perde a carteira ao atingir 20 pontos em infrações de trânsito.

Pelo texto, haverá uma graduação neste mecanismo. 

Cadeirinhas

A proposta de diminuir a rigidez do código em relação ao uso das cadeirinhas e outros dispositivos de retenção infantil em carros. O presidente propôs transformar a multa (gravíssima, de R$ 297 e sete pontos na CNH) para quem circular sem o equipamento em advertência (o carro ficaria retido até a regularização). A Câmara, por vez, rejeitou isso e ampliou a obrigatoriedade, hoje de zero a sete anos e meio, para até dez anos ou para quando a criança atingir 1,45 metro.

(SBT NEWS) 

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem