Beneficiamento da banana e mandioca, engenharia ambiental e carne de bode no Rural Produtivo

Foto: SDR

Neste sábado (30), o Rural Produtivo destaca o cooperativismo no território de identidade Baixo Sul. O programa vai mostrar o impacto da chegada da unidade de beneficiamento da mandioca e da banana e a diversificação no cultivo e na produção de alimentos na cidade de Tancredo Neves. E ainda o papel do profissional de engenharia ambiental para agricultura familiar e uma receita de bife bourguignon de carne de bode com angu de milho. Sempre aos sábados às 14h, o programa tem horário alternativo na segunda-feira (30), às 6h30, e na quinta-feira (3), às 20h.

A equipe do programa foi até a Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan). Atualmente, os 345 associados produzem diversas variedades entre elas mandioca, milho, banana, pitaya, abacaxi, abacate, maracujá e palmito. Mas é a banana o carro chefe da entidade que, com a construção da primeira unidade de beneficiamento da fruta, fortaleceu a cadeia produtiva e aumentou ainda mais a renda das famílias cooperadas.

E a requalificação da segunda unidade de beneficiamento de mandioca, banana e milho, entregue pelo programa Bahia Produtiva, está garantindo a oferta de produtos de qualidade, como goma de mandioca, chips de banana, doce de banana “nego bom”, flocos de milho, farinha de mandioca, geleia de mel de cacau, mel, curau de milho verde e palmito. Tudo isso entregue para redes de supermercados da capital e do interior,

A engenharia ambiental é uma aliada importante da agricultura familiar e da agroecologia. O programa celebra a data comemorativa da profissão em um bate papo com profissionais da área. Os engenheiros ambientais trouxeram a percepção da importância do meio ambiente, da segurança alimentar e nutricional e a relação direta com a saúde dos seres humanos e do ambiente em que se vive.

Ainda neste episódio, a chef de cozinha Bruna Moreira apreseta a receita do bourguignon de carne de bode com angu de milho não transgênico, que leva, alecrim catingueiro, paleta de bode, vinho tinto, milho fresco, salsão, cogumelo, cenoura, cebola e cheiro verde. E para finalizar, música com Adelmário Coelho.

O Rural Produtivo é resultado de uma parceria da TVE com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). O programa poderá ser assistido também no site da TVE www.tve.ba.gov.br/tveonline, do Youtube.com/tvebahia e do Facebook.com/tvebahia.

Fonte: Ascom/Irdeb

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem