Presidente Tancredo Neves completa 32 anos de emancipação política nesta quarta (24), relembre um pouco sobre a história do município



O município de Presidente Tancredo Neves, antes conhecido como Tabuleiro de Liberina (1940), teve início com uma barraca de palha que vendia alimentos e bebidas aos tropeiros que transportavam cargas nos animais. A mesma ficava às margens da estrada que ligava as propriedades rurais à cidade de Valença, Nazaré e Aratuípe.

A cidade de Presidente Tancredo Neves era inicialmente um povoado que pertencia à cidade de Valença. Itabaína (como era chamada antes da emancipação) significa Ita=rama e Baina=pedra, ou seja, rama sobre pedras.


BA.02 (Estrada Velha)


A estrada velha é assim conhecida por ser utilizada como ligação entre as propriedades rurais locais aos municípios vizinhos como Valença, Aratuípe e Nazaré antes da construção da BR-101. Era utilizada para transportar cargas em animais e também de pessoas que necessitavam se locomover para outras cidades.

O surgimento da BR-101, por volta de 1957, possibilitou a aceleração do crescimento em função da maior facilidade no transporte de cargas e passageiros.

Desenvolveu-se com mais rapidez após a construção da BR-101 e teve sua emancipação política em 24 de fevereiro de 1989.

Esporte e lazer


• Futebol:


O primeiro time de Itabaína foi fundado pelo Sr. José Calos (popular Zequinha). Esse time tinha o nome de Esporte Clube Itabaína que atualmente tem o nome de Esporte clube PTN.


• Pontos Turísticos:


A região de Presidente Tancredo Neves possui diversas cachoeiras que atraem pessoas de diversos municípios, contribuindo para o aumento da renda do município, servindo ainda como atração para a população local.


Mais sobre PTN


A cidade de Presidente Tancredo Neves que  atualmente tem cerca de 28 mil habitantes é gerida pelo Prefeito Antônio Mendes dos Santos (2° mandato).

 

A principal atividade econômica é a agricultura, há cultivo de Banana da Terra, Graviola, Abacaxi e Cacau, além de outros plantios menos cultivados. Aos fins de semana, na sexta e no sábado, ocorre a feira livre, onde são negociados uma grande variedade: frutas, legumes, verduras, carnes e etc.  A feira reúne pessoas e feirantes de outras cidades circunvizinhas e é uma das mais conhecidas da região. 


No ano de 2020, a cidade, teve parte das ruas do centro, asfaltadas, o que trouxe desenvolvimento para o comércio e para população. 


Presidente Tancredo Neves conta com uma agência do INSS, tem duas agências bancárias, sendo uma do Bradesco e a outra do Banco do Brasil e ainda conta com uma lotérica, e uma correspondente caixa. Possui também uma agência dos Correios. Há diversas escolas municipais, incluindo colégios,  que oferecem o Ensino Infantil e Fundamental I e II , além de um Colégio Estadual, (que inclusive passará por reforma conforme anunciou há alguns meses o governo do Estado).


O município possui também um hospital e maternidade, que na gestão atual (iniciada em 2017) passou por reforma. Possui praças, ginásio de esportes e estádio de futebol, e conta com diversas cachoeiras que atraem pessoas de vários lugares da região, como é o caso da cachoeira da Roda D'água. 


Os munícipes, principalmente os jovens cobram oportunidade de trabalho no município, a única fábrica que tinha, fechou as portas no início da PANDEMIA. 


Outro problema é que muitos jovens concluem o ensino médio e não conseguem dar sequência aos estudos, por não terem condições de se deslocarem para cidades como Valença e Santo Antônio de Jesus, acabam interrompendo seus estudos, muitos cobram uma faculdade no município. Mesmo assim, há diversos estudantes que se deslocam para essas cidades citadas acima para darem continuidade aos seus estudos. A prefeitura mantém, há alguns anos, transporte Intermunicipal para atender essa demanda. Inclusive em 2019, foi criada uma associação de estudantes, para reivindicar melhorias e cobrar o que for necessário, uma vez que o município não tem Instituição Superior de ensino, pública. 


O município de Tancredo Neves, assim como tantos outros, precisa se desenvolver mais e mais para atender a demanda, no entanto, já nota-se grande crescimento se comparado com alguns anos atrás.


(Redação Diário Tancredense, com informações do Portal da Prefeitura de Presidente Tancredo Neves) 


Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem