Brasil teve 25% das mortes por Covid-19 no mundo na última semana, mostra OMS

Foto: Altemar Alcantara / Semcom / Fotos Públicas


As 15,6 mil mortes por Covid-19 registradas no Brasil entre 15 e 21 de março representam 25% dos óbitos no mundo pela doença no período. A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou que, no total, 60,2 mil pessoas foram vítimas da doença no planeta. Vale lembrar que o Brasil representa 2,7% da população mundial.


O segundo colocado, Estados Unidos, teve metade (7,5 mil) das mortes. Na sequência, estão México (3,3 mil), Rússia (2,9 mil), Itália (2,7 mil), Polônia (2,1 mil) e França (1,8 mil). As informações são da coluna de Jamil Chade, no Uol.

A Europa inteira, que tem 764 milhões de habitantes, chegou a 20 mil mortes na semana em questão. São três vezes mais o total da população brasileira. No ranking geral, o Brasil tem 290 mil óbitos pela Covid-19, e está atrás apenas dos EUA (536 mil). Lá, porém, o ritmo da vacinação é bem superior.

Isso reflete no colapso visto em solo brasileiro nestas semanas. Nas últimas 24 horas, o país contabilizou 2,4 mil mortes por Covid-19. Foram 773 nos EUA, 608 no México, 401 na Itália e 371 na Rússia. Os dados europeus podem aumentar, visto que não tiveram uma atualização exata sobre os números.

Um grupo foi criado pela OMS na semana passada para avaliar como cada governo reagiu à pandemia. Os peritos analisarão 28 países para entender o que funcionou e o que deu errado. O Brasil é um desses países, e foi usado como um exemplo de como ações foram consideradas como insuficientes.

(Bahia Notícias)

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem