Claro vence licitação e cobrirá Serra Grande, KM-100 e Eng. Pontes com sinal de celular


O Governo do Estado vai ampliar a cobertura de sinal de celular para mais 112 distritos baianos através do programa Fala Bahia, as localidades de Serra Grande em Valença, KM-100 em Brejões e Engenheiro Pontes em Laje, foram contempladas, essa informação foi divulgada ainda em 2020, mas a operadora vencedora da licitação somente foi conhecida neste mês de março.

A CLARO. S.A venceu o chamamento público e será a responsável por garantir comunicação via celular nas três localidades, a operação terá que fornecer pelo menos a tecnologia 3G.

Em 2017 o Mídia Bahia esteve no distrito de Serra Grande, que fica a cerca de 15 km de Mutuípe mostrando o sofrimento dos mais de 2 mil moradores da localidade, e dos cerca de 10 mil dos povoados próximos. O Entroncamento de Laje, passou a contar recentemente com cobertura da TIM, em breve Volta do Rio em Ubaíra, também terá telefonia celular.

Aproximadamente 244 mil moradores de zonas rurais da Bahia vão poder ter acesso a internet e vivenciar as melhorias sociais e econômicas nas regiões onde moram. O programa é implementado pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) em parceria com a Secretaria da Fazenda (Sefaz).

O pagamento por cada Estação Rádio Base (ERB) – espécie de torre – instalada é feito por meio de desconto no Imposto sobre Circulação de Mercadores e Prestação de Serviços (ICMS) devido pelas operadoras de telefonia em razão de investimentos em infraestrutura. O processo licitatório já está em andamento e os distritos beneficiados estão divididos em cinco lotes. Os envelopes com as propostas das empresas de telefonia interessadas no chamamento público serão abertas dia 21 de dezembro, por videoconferência, com o link disponível no site da Seinfra.

Primeira fase

Atualmente está em andamento a implantação das ERBs em 88 localidades rurais, pelas operadoras de telefonia TIM e Claro. Destas, 44 já estão em funcionamento. “Os moradores das localidades conectadas já percebem a mudança no dia-a-dia com a facilidade para se comunicar pelo celular em qualquer parte do distrito.”, explica Marcus Cavalcanti, secretário de Infraestrutura da Bahia. A previsão é de que a instalação dos equipamentos nas localidades restantes seja concluída no primeiro semestre de 2021.

(Mídia Bahia)

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem