Observatório Covid-19 e Editora Fiocruz lançam e-book sobre impactos sociais da pandemia



Marcella Vieira/Editora Fiocruz

Refletir e agir sobre os efeitos de uma pandemia vai muito além do processo saúde e doença. No Brasil e em outros países, são várias as iniciativas encabeçadas por organizações, movimentos, instituições, acadêmicos, pesquisadores e especialistas das áreas de ciências sociais e humanidades que vêm analisando os fenômenos causados pela emergência global da Covid-19 a partir de marcadores sociais diversos, como raça, gênero, classe social, sexualidade, territórios e dinâmica social e econômica. É com esse intuito que o Observatório Covid-19 Fiocruz e a Editora Fiocruz lançam, na próxima quarta-feira (28/4), o livro Os Impactos Sociais da Covid-19 no Brasil: populações vulnerabilizadas e respostas à pandemia, e-book que estará disponível para download gratuito na plataforma SciELO Livros.

Organizado pelos pesquisadores Gustavo Corrêa Matta, Sergio Rego, Ester Paiva Souto e Jean Segata, o volume é o segundo da série Informação para Ação na Covid-19, uma parceria entre o Observatório e a Editora Fiocruz. Para marcar o lançamento, os organizadores participam, no dia 29 de abril, às 9h30, de um webinar para apresentar a obra. O evento virtual, que será transmitido pelo canal da VideoSaúde da Fiocruz no YouTube, conta também com a participação de Carlos Machado de Freitas, pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) e coordenador do Observatório Covid-19 Fiocruz.

Os Impactos Sociais da Covid-19 no Brasil segue a ideia central da iniciativa encabeçada pelo Observatório: reunir o conjunto de respostas, pesquisas e ações técnicas produzidas pela Fiocruz durante a pandemia. "Analisar e intervir sobre os fenômenos decorrentes da circulação e transmissão não se resume a identificar o vírus, compreender sua disseminação e controlá-lo. A colocação em cena da Covid-19 em diferentes contextos, espaços e linguagens, especialmente em situações de extrema desigualdade sociossanitária, expõe a multiplicidade e especificidade do fenômeno pandêmico (...)", afirmam os organizadores na apresentação do e-book. Dessa forma, a coletânea – que contempla 17 capítulos, divididos em três partes – viabiliza o acesso do público a um panorama de debates, ações e trabalhos que vêm sendo realizados - sob os mais diferentes prismas sociais - para o enfrentamento da crise humanitária.

O volume congrega pesquisadores e especialistas das mais diversas áreas da saúde, incluindo antropologia, bioética, história, medicina, comunicação, ciência política, psicologia, relações internacionais, políticas públicas, entre outras. São 68 autores no total, com contribuições diversificadas, que se debruçam, com especial atenção, sobre as populações vulnerabilizadas. "A gente busca oferecer algumas pistas para o leitor ter a possibilidade de compreender a pandemia para além do fenômeno infeccioso. Compreender as condições que fazem com que o coronavírus tenha impactos diferentes em contextos socioeconômicos distintos. Ou seja, os desafios postos em relevo pela pandemia não são apenas sanitários, mas são também socioeconômicos, políticos, culturais, éticos, científicos e são desafios muito agravados pelas diferentes desigualdades que temos no Brasil", analisa Ester Paiva Souto.

Segundo Gustavo Matta, as contribuições e ações levantadas pela obra têm origem na preocupação com a atual crise humanitária que vivemos em função dos impactos sobre as populações mais vulneráveis do país. "Essas análises podem ajudar a construir estratégias que minimizem o impacto da Covid-19 entre essas populações", afirma o pesquisador. Na parte que trata de narrativas sobre populações vulnerabilizadas, o livro se debruça em estratégias e ações oferecidas a grupos populacionais vulneráveis por processos de exclusão social no contexto da pandemia. São trabalhos que englobam pessoas vivendo em situação de rua, pessoas com transtorno mental, deficiência, população com HIV/Aids, LGBTI+, moradores de favelas e periferias, população indígena, quilombola, negra, ribeirinha, carcerária, migrantes, refugiados e apátridas, além de trabalhadores informais, crianças e adolescentes.

Jean Segata explica o objetivo do livro ao reunir o que ele chama de "um conjunto de trabalhos que colocasse em primeiro plano os conhecimentos e as experiências culturalmente localizadas, incluindo religiosidade, etnicidade e gênero". Para o organizador, esses trabalhos ajudam a trazer à tona as injustiças sociais, mostrando as muitas desigualdades, as precarizações nas relações de trabalho e um conjunto mais amplo de efeitos que ajudam a entender a multiplicidade com a qual uma pandemia acaba se estabelecendo.

Para além das análises e reflexões, o e-book pode também contribuir para a tomada de decisões no enfrentamento à pandemia. De acordo com os organizadores, isso inclui não apenas as ações de gestores públicos, mas também ações individuais e coletivas que podem minimizar o impacto da Covid-19 entre os muitos grupos vulneráveis. "O livro traz exatamente informações que possam possibilitar a ação, não só de governos, de profissionais, mas essencialmente de cidadãos. A expectativa é que você exerça sua cidadania, se informe, leia, pense, reflita e veja de que forma podemos contribuir para mudar o jogo dessa resposta à pandemia", destaca Sergio Rego.

Sobre os organizadores
O psicólogo Gustavo Corrêa Matta é mestre e doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/Uerj) e pesquisador titular da Ensp/Fiocruz. Coordena a Rede Zika de Ciências Sociais e o eixo Impactos Sociais do Observatório Covid-19 Fiocruz. Pela Editora Fiocruz, é autor e coorganizador dos livros Atenção Primária à Saúde no Brasil: conceitos, práticas e pesquisa e Estado, Sociedade e Formação Profissional em Saúde: contradições e desafios em 20 anos de SUS.

O médico Sergio Rego é mestre e doutor em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e pesquisador titular da Ensp/Fiocruz. Coordena o GT de Bioética da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). Pela Editora Fiocruz, é autor e coorganizador dos livros A Formação Ética dos Médicos: saindo da adolescência com a vida (dos outros) nas mãos; Bioética para Profissionais da Saúde; Bioética: riscos e proteção, além de ser um dos editores responsáveis pela coleção Bioética e Saúde.

A psicóloga e fonoaudióloga Ester Paiva Souto é mestre e doutora em Saúde Pública pela Ensp/Fiocruz. É pesquisadora na Rede Zika de Ciências Sociais.

O psicólogo Jean Segata é mestre e doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professor do Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordena a Rede Covid-19 Humanidades MCTI, liderada pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da UFRGS.

Observatório Covid-19: Informação para Ação
A primeira publicação da série Informação para Ação na Covid-19 foi Diplomacia da Saúde e Covid-19: reflexões a meio caminho, e-book gratuito lançado no final de 2020. Todos os livros da série são publicados somente em formato digital e em acesso aberto na rede SciELO Livros, que apoia a iniciativa.

A série de publicações instantâneas (instant books) tem o intuito de levar ao público conhecimentos e reflexões sobre a pandemia, combinando um esforço de análises amplas e integradas sobre temas específicos, com rapidez na produção de modo a estarem disponíveis e de modo amplo em um curto período de tempo. "Esses livros têm como objetivo reunir o conjunto de produções técnicas da Fiocruz, como relatórios, estudos e notas técnicas, em resposta à Covid-19", afirma Carlos Machado de Freitas, coordenador do Observatório Covid-19 Fiocruz e, também, editor científico da Editora Fiocruz.

No início da pandemia, o observatório foi estruturado a fim de articular os diferentes grupos, laboratórios, setores e unidades da Fiocruz para produzir informações para as ações, dando suporte à formulação de políticas e às tomadas de decisões da instituição, subsidiando estratégias de ações do Ministério da Saúde e do Sistema Único de Saúde (SUS). Clique aqui para acessar o site do Observatório Covid-19.

Próximos livros da série
Além de Diplomacia da Saúde e Covid-19 e Os Impactos Sociais da Covid-19 no Brasil, outros livros serão lançados ao longo dos próximos meses. As obras serão relacionadas aos temas contemplados pelas várias informações reunidas pelo Observatório Covid-19 Fiocruz: os cenários epidemiológicos e a vigilância em saúde; as políticas e a gestão dos serviços e sistemas de saúde; as orientações para os cuidados e a saúde dos trabalhadores.

Livro | Os Impactos Sociais da Covid-19 no Brasil: populações vulnerabilizadas e respostas à pandemia
Coedição Observatório Covid-19 Fiocruz e Editora Fiocruz
Organizadores: Gustavo Corrêa Matta, Sergio Rego, Ester Paiva Souto e Jean Segata
Primeira edição: 2021
231 páginas
E-Book gratuito
▶ Onde acessar: SciELO Books

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem