Desenvolvimento rural e políticas de acesso à terra para o Vale do Jiquiriçá são debatidas na capital baiana

Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) se reuniram, na última segunda-feira (26), com integrantes do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Jiquiriçá (Convale), com o objetivo de fortalecer parcerias que contribuam para o desenvolvimento da agricultura familiar na Bahia.

O secretário da SDR, Josias Gomes, enfatizou que a secretaria vem trabalhando para estreitar a relação com os consórcios públicos: “Temos a clareza que juntos somos muito mais fortes e agregamos condições para que os agricultores familiares tenham mais capacidade produtiva, a partir de programas e projetos, executados por meio de parceria entre a Secretaria e as Prefeituras”.

Na pauta da reunião foram debatidos diversos assuntos, a exemplo da assistência técnica e extensão rural (Ater), regularização fundiária, acesso ao crédito e limpezas de aguadas, entre outras ações.

“Foi uma reunião produtiva. Vamos aprofundar os estudos e identificar a viabilidade técnica nos 20 municípios do território, para a execução de mais trabalhos que desenvolvam nossa agricultura familiar”, salientou Danilo Italiano, prefeito de Nova Itarana e presidente do Convale.

Como encaminhamento ficou acordado entre a SDR e o Convale, a realização de análise sobre a emissão de títulos de terra, para serem entregues ainda no primeiro semestre deste ano, tendo em vista que o documento de direito à terra é fundamental para que os agricultores tenham acesso a outras políticas públicas de desenvolvimento rural.

“Estamos fazendo um levantamento em conjunto, para que a gente concretize a entrega dos títulos o mais rápido possível”, assegurou Cláudia Campos, chefa de gabinete da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), unidade da SDR. Também participaram da reunião o chefe de gabinete da SDR, Jeandro Ribeiro e Andréia Almeida, servidora da CDA.

(SDR - Bahia) 

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem