Serviço AME do Hospital da Mulher participa de Webnário sobre Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes


O Serviço de Atendimento às Mulheres que foram Expostas à Violência Sexual (Serviço AME) do Hospital da Mulher fez parte, na tarde dessa terça-feira (11), do Webnário ‘Qualificando a Rede de Saúde no Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes’ promovido pela Diretoria de Gestão do Cuidado (DGC) através da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). O evento integra uma série de ações realizadas em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado em 18 de maio.

Com abertura realizada pela diretora de Gestão do Cuidado, Liliane Mascarenhas, a médica ginecologista e coordenadora do Serviço AME, Jamile Martins, representou a unidade com o tema ‘Profilaxia e atendimento de crianças e adolescentes em situação de violência sexual’. A ‘Notificação de violências como um instrumento de proteção de crianças e adolescentes’ foi abordado pela participante e assistente social Jamile Oliveira.

De acordo com Liliane Mascarenhas, o evento é uma ferramenta que proporciona o diálogo com a saúde, para que seja possível viabilizar ações e estratégias de defesa aos jovens e adolescentes que passam por violência. “A gente precisa empoderar as crianças e adolescentes e instrumentalizar nossos profissionais de saúde, educação, direitos humanos e outros tantos profissionais para esse enfrentamento”, reforçou.

De acordo com Jamile Martins, durante a pandemia de Covid-19, houve um aumento expressivo no número de casos e também de subnotificações de casos de violência a crianças e adolescentes. “Isso tem acontecido porque essa criança e adolescente também está confinada com o agressor”, explicou.

Desde a inauguração do Serviço, em 2017, cerca 800 mulheres e adolescentes foram atendidas pelo AME. Destas, 35,54% são adolescentes de 12 a 18 anos. Como forma de reforçar e disseminar a atuação do AME, a unidade participa e desenvolve, constantemente, cursos, seminários, reuniões em Rede e capacitações via Sesab, além de desenvolver ações internas para disseminação de conhecimentos pertinentes.

AME

Localizado no Hospital da Mulher, no Largo de Roma de Salvador, o AME dispõe de equipe multiprofissional com médicas ginecologistas, enfermeiras, assistentes sociais, psicólogas e farmacêuticas. Além de funcionar de porta aberta durante 24h, todos os dias, o serviço também funciona através de encaminhamento pela rede de enfrentamento à violência contra a mulher.

Na unidade, as pacientes podem realizar exames laboratoriais sorológicos, profilaxia para HIV e ISTs, contracepção de emergência e exames médicos periciais, além de acompanhamento psicossocial.

Em caso de dúvidas ou encaminhamentos, o contato pode ser feito pelos telefone (71) 4141-6520 e (71) 3034-5005 ou WhatsApp (71) 99693-8112. Denúncias de violência sexual podem ser realizadas pelo Disque 180 e Disque 100.

Ascom do Hospital da Mulher

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem