Entreposto de Mel em Eunápolis credenciado a comercializar em toda Bahia

Inaugurado pelo Governo do Estado, o entreposto de beneficiamento de produtos das abelhas, na Comunidade Fazenda Santa Cruz, vai possibilitar novos negócios às famílias de apicultores do Território Costa do Descobrimento. A ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia) orientou a execução das plantas e já emitiu o selo SIE que possibilita a comercialização em todo o estado, o que deverá elevar em até 60% o faturamento da organização produtiva gerido pela Associação dos Apicultores de Eunápolis (Asoape).



















O entreposto de mel possui a capacidade de processamento de 1.600 quilos de mel em favo e 1.250 quilos de mel em balde, por dia. No local, será processado não apenas o mel do município, mas de todo o território, e receberá matéria-prima, em favos ou em baldes, oriundas de outros estabelecimentos, para o fracionamento em potes, sachês e envase em baldes e tonéis.

O modelo de desenvolvimento da agricultura familiar também se organiza para conquistar o selo do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI) para comercialização em nível nacional, agregando mais valor à produção e movimentando a economia do território.

Atualmente nove empresas de beneficiamento de mel estão em fase de inspeção final pela ADAB. “Quando estiverem funcionando, cada um dos empreendimentos deverá beneficiar mais de 60 famílias com capacidade de produção de mais de vinte toneladas de mel por mês, uma contribuição bem pensada do Governo do Estado que investe com o objetivo de dinamizar a economia das regiões”, ressalta Celso Carvalho Filho, diretor-geral da ADAB, que esteve presente à inauguração, em Eunápolis.


















A ação é fruto de convênio firmado entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF), e a Asoape, com execução financeira pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

Foram investidos R$ 619,4 mil na construção do entreposto, kits de produção contendo caixas de mel, indumentárias e equipamentos de proteção individual e uma motocicleta, para fazer georreferenciamento nas áreas dos apicultores e outros serviços da associação. Serão beneficiadas diretamente 48 famílias do município de Eunápolis, além dos demais produtores do Território.
















O presidente da Asoape, Rubens de Jesus Ribeiro, destacou que o faturamento da associação, que em 2020 foi de R$ 448 mil, deve aumentar em até 60%. “A produção dos últimos anos foi de 56 toneladas por ano e a expectativa em 2021 é de subir para 70 toneladas”. A partir de agora, vamos comercializar nosso produto não só no mercado dos municípios, mas em toda Costa do Descobrimento e em toda a Bahia.


Com informações da Ascom/Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR)


Fonte: ASCOM / SDR

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem