25 anos de implantação dos Agentes Comunitários de Saúde em Presidente Tancredo Neves

Em 11/07/1996, há 25 anos, foi iniciada as atividades dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), em Presidente Tancredo Neves.

A Prefeitura de Presidente Tancredo Neves usou as redes sociais para lembrar dessa data tão importante para o município e homenagear aos profissionais que atuam na área. Foi promovido um evento pela Secretaria Municipal de Saúde em homenagem a estes profissionais.  Veja abaixo:


Sobre a profissão

O que faz um Agente de saúde?

O agente de saúde, ou agente comunitário de saúde, é o profissional responsável por realizar atividades que previnam doenças e promovam a saúde das pessoas. Suas ações são realizadas com base em estratégias de educação popular, feitas em domicílios ou comunidades, conforme as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ele realiza visitas domiciliares rotineiras em sua área geográfica de atuação para conscientizar, orientar e identificar pessoas com sintomas de doenças agudas e crônicas e faz o encaminhamento para a unidade de saúde mais próxima. 

O agente de saúde tem entre suas obrigações o acompanhamento do estado de saúde de grávidas, lactantes, idosos, crianças e adolescentes, pessoas em sofrimento psíquico, dependência química e grupos em geral em vulnerabilidade.

Além do acompanhamento familiar e individual, o agente de saúde combate a proliferação de vetores que possam causar epidemias e serem possíveis focos de reprodução do Aedes aegypti, o “mosquito da dengue”.

                                 Informações sobre a profissão                                                           ACS disponível no site                                                                         Quero  Bolsa

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem