Pres. Tanc. Neves: Mais de 14 mil pessoas foram vacinadas contra a covid-19 com a primeira dose

© Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Município de Presidente Tancredo Neves, Sul da Bahia, vacinou até essa quarta-feira(25), segundo dados divulgados no Painel da Sesab, 14.092 pessoas contra a covid-19, com a 1ª dose, outras 310 tomaram dose única (Jhanssen). 3.758 pessoas foram vacinadas com as duas doses.

Reprodução / Painel de vacinação Sesab
Obs: clique na imagem para visualizar melhor

Para a aplicação da primeira dose, Presidente Tancredo Neves recebeu 13.928 doses. Recebeu também outras 305 doses da vacina Jhansen, dose única e para a segunda dose foram 6.222 entregues ao município. Os dados foram atualizados pela Secretaria de Saúde do Estado até 25/08. 
Reprodução / Painel de vacinação Sesab
Obs: clique na imagem para visualizar melhor 

Do total de doses recebidas para a aplicação da segunda dose no município, quase 40% ainda não foram aplicadas, ou seja, cerca de 2,4 mil doses. Diante desses números, observa-se que a maioria das pessoas não estão retornando às unidades de saúde para completar a imunização. Na Bahia por exemplo, dos 8,1 milhões de vacinados com a primeira dose, apenas cerca de 3,4 milhões tomaram a segunda dose, menos da metade. 


Reprodução / Painel de vacinação Sesab
Obs: clique na imagem para visualizar melhor

Porque o número de doses aplicadas excedem o total de recebidas? 


Tem se observado volume excedente de doses nos frascos das vacinas contra a Covid-19, o que possibilita a utilização de 11 e até 12 doses em apenas um frasco, assim como acontece com outras vacinas multidoses. O Ministério da Saúde emitiu uma nota que autoriza a utilização do volume excedente, desde que seja possível aspirar uma dose completa de 0,5 ml de um único frasco-ampola, explica a Sesab. Desta forma, poderá ser observado que o número de doses recebidas é inferior ao total de doses aplicadas. 


(Diário Tancredense)


Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem