BC informa que houve vazamento de dados de 160 mil chaves Pix

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Por Agência Brasil 

O Banco Central anunciou nesta sexta-feira (21) que houve o vazamento de informações ligadas a 160 mil chaves Pix. O caso foi observado entre os dias 3 e 5 de dezembro do ano passado e abrangeu informações sob guarda e responsabilidade da Acesso Soluções de Pagamento S.A.

Entre os dados expostos, estão o nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento e número da agência, contudo, dados mais sigilosos, como senhas e informações sobre movimentações ou saldos financeiros não foram mantidos em segredo.

O problema, segundo o BC, se deu “em razão de falhas pontuais em sistemas dessa instituição de pagamento”. Ainda foi informado pela autarquia que as vítimas do incidente serão notificadas apenas por meio do aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição de relacionamento.

“Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagem, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail”, informou.

O BC afirmou que tomará as providências necessárias. “Mesmo não sendo exigido pela legislação vigente, por conta do baixo impacto potencial para os usuários, o BC decidiu comunicar o evento à sociedade, à vista do compromisso com a transparência que rege sua atuação”, declarou. 


Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem