Marcus Presídio toma posse como presidente do TCE/BA

Foto: TCE


O conselheiro Marcus Presídio tomou posse como presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) para o biênio 2022/2023, em sessão solene realizada na tarde desta quarta-feira (05/01). Participaram da cerimônia as principais autoridades públicas do Estado, entre as quais o vice-governador João Leão, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Adolfo Menezes, o ministro da Cidadania, João Roma, o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM/BA), conselheiro Plínio Carneiro Filho, o diretor da Escola de Contas do TCM, conselheiro Francisco Netto, o presidente da Atricon e conselheiro do TCE/RS, Cezar Miola, e o prefeito de Salvador, Bruno Reis.

Na mesma sessão foram empossados, compondo assim a Mesa Diretora, o vice-presidente, conselheiro Antonio Honorato, e o corregedor, conselheiro Gildásio Penedo Filho.
Foto: TCE


Para o presidente do TCM/BA, conselheiro Plínio Carneiro Filho, a gestão de Marcus Presídio será bastante proveitosa para o TCE e para todo o sistema de controle. “Como colega de controle, o que posso dizer é que a expectativa de Marcus Presídio na presidência do TCE/BA é a melhor possível. Certamente, ele dará continuidade ao belo trabalho realizado pelo colega Gildásio Penedo Filho. Nada mais natural do que haver essa oxigenação, que faz parte da modernização da gestão pública”, afirmou o presidente.
Já o conselheiro Francisco Netto destacou a importância do sistema de controle ser gerido por líderes jovens e atuantes. “Com toda a certeza, assumindo a presidência do TCE/BA, o conselheiro Marcus Presídio dará continuidade ao bom trabalho que vem sendo desenvolvido no TCE/BA. É muito bom que o sistema de controle seja gerido por líderes jovens e atuantes, que elevarão a qualidade dos órgãos de controle”.

A sessão solene foi aberta oficialmente pelo presidente Gildásio Penedo Filho, de modo virtual por estar em isolamento social devido a ter tido resultado positivo de um teste para Covid-19. Numa saudação aos presentes, o conselheiro Gildásio informou estar assintomático, em sua residência, e agradeceu ao apoio de todos os servidores e conselheiros à sua gestão, “especialmente durante os momentos difíceis que atravessamos nos últimos dois anos, em razão da pandemia”. Lembrou que, apesar das dificuldades, o TCE/BA não ficou inerte, tendo sido a primeira Corte de Contas do País a realizar sessões de modo virtual, de modo a não paralisar suas atividades, e desejou sucesso ao conselheiro Marcus Presídio na presidência do Tribunal.
Foto: TCE


Em seu discurso, Marcus Presídio fez um relato de sua trajetória na vida pública, desde que ingressou na Assembleia Legislativa da Bahia, aos 15 anos de idade, até ser nomeado conselheiro do TCE/BA. Lembrou do seu pai, o jornalista Fernando Presídio, de sua mãe, Suzana, ambos já falecidos, e homenageou figuras que classificou com muito importantes para seu crescimento profissional, entre as quais o deputado Luís Eduardo Magalhães (também já falecido), o conselheiro Antonio Honorato (que foi deputado e presidente da ALBA) e o deputado federal Marcelo Nilo.

Presídio ainda anunciou que, à frente do TCE/BA, pretende estimular o diálogo com a sociedade, aprimorar os trabalhos de fiscalização e investir na tecnologia, passos que qualificou como essenciais para que a Corte de Contas continue evoluindo. E chamou a atenção para o fato de que evoluir no controle externo não significa outra coisa “senão influir para o aprimoramento da administração pública e dos serviços oferecidos, visando a proporcionar uma melhor qualidade de vida à população, assegurando o melhor uso dos recursos públicos”.

E acrescentou: “Vamos envidar esforços para sermos mais eficientes, produtivos e servirmos de exemplo para os gestores e servidores do Estado da Bahia. Iremos estimular o exercício do controle social pela população, buscando, principalmente, uma maior aproximação com o cidadão, destinatário maior do nosso trabalho. Apoiaremos os gestores para que estejam aptos a evitar as falhas, já que prevenir é sempre melhor do que corrigir”.


Matéria produzida pela Ascom do TCE/BA e editada pela Ascom do TCM/BA.

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem