Abertas as inscrições para a primeira edição de 2022 do Sisu

São ofertadas mais de 221 mil vagas em 125 instituições de ensino superior público. Para concorrer é preciso ter participado do último Enem

Os candidatos com melhor classificação são selecionados de acordo com suas notas no exame - Foto: Agência Brasil

Os estudantes que fizeram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021 já podem concorrer às vagas no ensino superior público por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições para a primeira edição de 2022 do Sisu começaram nesta terça-feira (15/02) e vão até as 23h59 do próximo dia 18, no horário de Brasília. Administração, engenharia civil, direito, pedagogia, química e ciências biológicas estão entre os cursos com maior oferta de vagas.


O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem. Os candidatos com melhor classificação são selecionados de acordo com suas notas no exame.


“O Ministério da Educação oferta, por meio do Sisu, 221.790 vagas para ingresso em instituições públicas de ensino superior. Oitenta e cinco por cento das vagas são para instituições federais. Todas as informações estão disponíveis no novo portal, explicou o Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Wagner Vilas Boas.


As 221.790 vagas ofertadas estão distribuídas em 6.146 mil cursos de graduação, em 125 instituições públicas de ensino superior. Minas Gerais é o estado com mais vagas disponíveis pelo sistema (27.790), seguido pela Bahia (19.239) e o Rio de Janeiro (17.361).


Podem participar do Sisu os estudantes que fizeram o Enem de 2021, não tiraram zero na redação e não tenham participado na condição de treineiro. Os interessados podem verificar, no portal do Sisu, as vagas oferecidas por modalidade de concorrência, cursos e turnos, instituições e localização dos cursos.


Um estudante que queira cursar geografia, por exemplo, ao clicar no item Lista de Cursos, confere as vagas disponíveis em 146 cursos de geografia ofertados por instituições federais de 25 estados. Em cada uma delas está detalhado o número de vagas, turno do curso e localização do campus. E também se há vagas destinadas a ações afirmativas.


Como se inscrever

As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, pelo Acesso Único, novo portal que reúne todas as formas de acesso ao ensino superior organizadas pelo Ministério da Educação. O estudante clica em Sisu, na parte superior do portal, e visualiza onde deve ser efetuada a inscrição. O Ministério da Educação disponibilizou um vídeo com tutorial para orientar os candidatos sobre o Sisu.

Link para o Portal Único

Link para o vídeo tutorial

Já no site do Sisu, ao clicar no botão para se inscrever, o estudante deve inserir os dados do seu Cadastro Único do Governo Federal no acesso.gov.br. Quem ainda não tem um cadastro deve providenciá-lo.

No momento em que o candidato realiza o login no Sisu, o sistema recupera, automaticamente, as notas obtidas na edição do Enem válida para o processo seletivo.

Ao fazer a inscrição, o candidato escolhe até duas opções de curso. Para isso, basta clicar em “Fazer inscrição na 1ª opção” e repetir esse procedimento para a 2ª opção de curso. É possível alterar as opções de curso durante todo o período de inscrições. A inscrição válida será a última registrada no sistema.

É importante ficar atento à escolha da modalidade de concorrência. São duas: ampla concorrência e lei de cotas (ações afirmativas).

Para finalizar, é só conferir os dados das escolhas, curso e modalidade de concorrência, bem como se terá a documentação a ser exigida para a matrícula, e clicar em “Confirmar minha inscrição”.

Quem não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso indicadas no ato da inscrição ainda tem chance. É possível disputar uma das vagas por meio da lista de espera do Sisu. O candidato deve ficar atento ao cronograma para manifestar o interesse em participar da lista de espera.

Confira o cronograma do Sisu

Inscrições: 15 a 18 de fevereiro.

Resultado da chamada única: 22 de fevereiro.

Matrícula: de 23 de fevereiro a 8 de março.


Lista de espera

Prazo para manifestar interesse na lista de espera: de 22 de fevereiro a 8 de março.

Convocação dos selecionados por meio da lista de espera: a partir de 10 de março.

GovBr

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem