Secretaria abre inscrições para 1.200 vagas em curso preparatório para o Novo Ensino Médio

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) está com inscrições abertas para a terceira turma do Módulo de Atualização - Projeto de Vida. Trata-se de uma formação digital voltada aos professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual de ensino. O curso tem o objetivo de preparar os participantes para atuarem no componente Projeto de Vida e Cidadania, que integra o currículo do Novo Ensino Médio. As inscrições estão abertas até o dia 2 de março de 2022, no link: bit.ly/InscriçãoPV2022.

A formação é promovida pela SEC, em parceria com a Fundação Telefônica Vivo, por meio do Programa Pense Grande, e as instituições Afeto - Educação, Comunicação e Juventudes e a CIPÓ - Comunicação Interativa, que são parceiros executores.

Com uma abordagem que prioriza questões atuais da vida dos estudantes, como identidades, representações, participação social e mundo do trabalho, a formação tem o objetivo de ampliar os conhecimentos dos participantes para desenvolver os temas em sala de aula. O Módulo de Atualização em Projeto de Vida é uma formação digital de 41 horas, dividida em duas etapas, que acontecem entre 21 de março e 15 de junho.

São oferecidas 1.200 vagas para professores e coordenadores pedagógicos de todo o Estado, mesmo aqueles que não atuem neste ano com o componente de Projeto de Vida e Cidadania. O objetivo é garantir o preparo necessário para os educadores neste novo componente curricular que pode vir a ser transformador para muitos estudantes.

Esta é a terceira edição da formação, que desde 2020 já atendeu a cerca de 800 professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares, alcançando cerca de 21.000 estudantes em mais de 470 escolas da rede pública da Bahia. Durante a formação, os participantes têm acompanhamento de educadores; além de atividades ao vivo com especialistas nos temas abordados, como ética e cidadania, mundo do trabalho, juventudes e identidades, entre outros tópicos que integram as diretrizes curriculares do componente. Os professores também participam de atividades de elaboração de planos de aula e desenvolvimento de práticas pedagógicas para serem trabalhadas com os estudantes.

Além de estar alinhada com a política do Novo Ensino Médio da Bahia, que é inspirada nas diretrizes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), a construção dessa agenda formativa parte de instrumentos de diagnóstico, avaliação e discussões com os cursistas, bem como atividades síncronas e assíncronas, como exercícios, autoavaliações, vídeos, propostas de leitura etc.

Sobre o Programa Pense Grande da Fundação Telefônica Vivo

O Pense Grande é um programa da Fundação Telefônica Vivo que convida jovens de todo o Brasil a pensarem no seu projeto de vida e na sua comunidade, compreendendo as tecnologias digitais como aliadas nas respostas aos desafios do nosso mundo atual.

Fonte: ASCOM Telefonia Vivo

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem