Qual deveria ser o salário mínimo ideal no Brasil?

Foto Itaci Batista / AE

O salário mínimo em vigor, no Brasil,  é de R$ 1.212, mas está longe de ser considerado o ideal. De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o valor necessário para suprir as despesas básicas deveria ser de, no mínimo, R$ 6.388,55 hoje.


O Dieese aponta que o salário mínimo é referência para mais de 56,7 milhões de pessoas em todo o país. Desse volume, 24,2 milhões são beneficiários do INSS, que recebem auxílios, aposentadorias e pensões.


O salário mínimo é um tema bastante comentado pelos brasileiros, que fazem questão de expor suas opiniões em relação ao valor pago mensalmente por diversas empresas aos trabalhadores do país. Com o final do ano se aproximando e o primeiro turno das eleições deste ano prestes a começar, o assunto tem se tornado uns dos mais relevantes.


De acordo com Mariel Angeli Lopes, economista do Dieese, não é possível expandir de uma vez só o valor atual para que ele atinja o ideal. No entanto, o piso salarial atual precisa passar por uma revisão e também por uma correção com uma taxa superior à inflação.


Mariel, em entrevista para o Correio Braziliense, apontou ainda que é possível solucionar o problema em curto prazo. Para que isso ocorresse, seria necessário a criação de uma política pública com objetivo de tentar controlar os preços dos alimentos básicos. 


Segundo a economista, a criação da política seria diferente do que foi realizada nos anos 1980, com o tabelamento de preços no governo de José Sarney, mas teria que ser uma medida que diminuísse os custos sem aumentar os riscos para a economia no futuro.


Com informações do Site Seu Crédito Digital



Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem