Câncer de próstata foi a causa da morte de 44 pessoas por dia no Brasil em 2021

Foto: Reprodução

O Brasil registrou 44 mortes por câncer de próstata por dia no ano de 2021. Isso é o que apontam os Dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde. De acordo com o levantamento, de 2019 a 2021, foram mais de 47 mil óbitos em razão desse tipo de tumor, sendo que no ano passado, 16.055 homens morreram em consequência da doença.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) disse que são esperados 65.840 novos casos de câncer de próstata em 2022. Pensando em mudar esse cenário, durante o mês de novembro, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) realiza mais uma edição da campanha Novembro Azul, que este ano traz a mensagem: “Saúde também é papo de homem”. O conteúdo do Portal da Urologia será voltado para a saúde masculina, e haverá lives com médicos de diversas especialidades.

“Além da divulgação dos hábitos para se ter uma vida saudável, também informamos que muitas doenças, na fase inicial, são totalmente assintomáticas, mas podem ser diagnosticadas e tratadas mais facilmente com exames periódicos de check-up. O câncer da próstata é o melhor exemplo disso”, disse o presidente da SBU, Alfredo Félix Canalini.

Os exames iniciais para detecção precoce do câncer de próstata compreendem a dosagem de PSA e o toque retal.

(Bahia Notícias)

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem