Eleitor pressionou duas teclas ao mesmo tempo para simular problema na votação para presidente em Novo Hamburgo (RS)

Foto: Divulgação 

Circula no aplicativo Instagram um vídeo de uma pessoa que, clandestinamente, registra o momento do voto em uma seção eleitoral de Novo Hamburgo (RS). A gravação, realizada durante o primeiro turno das Eleições Gerais de 2022, mostra que o processo transcorre com normalidade até a hora de digitar o número da candidatura à Presidência da República, quando a urna eletrônica supostamente começa a apresentar um defeito que impede o eleitor de concluir a votação.

Fato ou Boato?

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), o equipamento mostrado na filmagem não apresentou nenhum defeito durante o primeiro turno das Eleições Gerais de 2022.

Na verdade, o eleitor apertou duas teclas – a número “2” e “Corrige” – simultaneamente para simular um problema na urna eletrônica. Quando dois botões são pressionados ao mesmo tempo, o teclado não identifica o comando e, por isso, não há envio de nenhuma tecla.

Teclado da urna não aparece por inteiro no final da filmagem

A simulação do eleitor é descoberta a partir de uma análise um pouco mais atenta da filmagem. Note que, ao contrário do que ocorre para outros cargos, durante a votação para presidente o autor do vídeo mostra apenas a parte superior do teclado da urna. Intencionalmente, ele oculta o botão “Corrige”, que está sendo pressionado com a mesma mão que digita o número do candidato no equipamento.

Fonte: Secom/TSE

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem