Pesquisa ModalMais/Futura: Bolsonaro aparece à frente de Lula com pequena vantagem; veja os dados

Foto: montagem Diário Tancredense

Encomendada pelo Banco Modal, foi divulgada nesta sexta-feira (28), pesquisa do Instituto Futura Inteligência para o segundo turno da eleição presidencial, a última do instituto antes do pleito que acontecera no domingo. No levantamento o presidente Jair Bolsonaro(PL) está à frente do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT). De acordo com o levantamento, o atual chefe do executivo tem 50,3% dos votos validos, contra 49,7% do ex-mandatário. 


Votos totais 

- Pesquisa estimulada 

Quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, Bolsonaro (PL): tem 47,2%, Lula (PT): 46,6%, não sabe, não respondeu ou indeciso somam 2,4% e Branco/nulo correspondem a 3,7%

- Pesquisa Espontânea

Quando os nomes dos candidatos não são apresentados e os entrevistados precisam responder por conta própria, os resultados foram:

  • Bolsonaro: (PL): 46,4%
  • Lula (PT): 46,1%
  • Não sabe, não respondeu ou indeciso: 3,9%
  • Branco/nulo: 3,5%.
Comparação 

Em comparação com a pesquisa anterior do mesmo instituto, a porcentagem de brancos e nulos diminuiu de 8,6% para 7,4%.  O comprometimento da população também pode ser confirmado com 72,9% dos entrevistados afirmando que votariam mesmo se não houvesse obrigatoriedade.

Metodologia 

Segundo o Instituto foram ouvidas 2.000 pessoas entre os dias 24 e 26 de outubro, usando a abordagem CATI (entrevista telefônica assistida por computador). A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para um nível de confiança de 95%. A sondagem foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-07903/2022. 


Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem