Chuva intensa deve atingir MG, BA e ES, alerta Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil nacional emitiu, nesta quinta-feira (17), um alerta de chuvas intensas para Minas Gerais, além de Espírito Santo e Bahia. As pancadas podem ocorrer até esta sexta-feira (18).


Para Minas Gerais, os locais mais afetados devem ser o Norte, Noroeste, além dos Vales do Rio Doce, Jequitinhonha e Mucuri. Já no Espírito Santo as áreas afetadas são região central, o litoral norte e o noroeste, enquanto na Bahia a previsão é da chuva atingir o Vale São Franciscano, o sul, o centro sul e o extremo oeste baiano.

De acordo com o Inmet, os acumulados de chuvas podem chegar a 100 milímetros por dia. Com isso, há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios em cidades com tais áreas de risco.

Diante da previsão, o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) já comunicou as defesas civis estaduais do risco e opera com equipes de plantão para acompanhar o registro de qualquer ocorrência significativa.

O coordenador geral de Gerenciamento de Desastres da Defesa Civil Nacional, Tiago Molina Schnorr, destaca a importância de que a população fique atenta às informações oficiais e aos locais onde serão divulgados os alertas, além de adotar medidas de autoproteção. 

“É fundamental que a população adote algumas medidas de prevenção, como desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Em caso de enxurrada, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos. Já em situação de grande perigo confirmada, procure abrigo e evite permanecer ao ar livre. É importante que a população fique atenta às informações oficiais e aos locais onde serão divulgados os alertas, além de adotar as medidas de autoproteção”, observou.

Fonte: O tempo 

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem