BA terá aumento do ICMS a partir de março; Governo diz que reajuste é necessário para manter funcionamento de serviços

Mudança é de 18% para 19% no estado. Fazenda diz que há necessidade de recomposição das perdas de arrecadação

A partir de 22 março de 2023, a Bahia terá uma nova alíquota modal para o Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS), segundo informações divulgadas pela Secretaria da Fazenda (Sefaz) do estado.

A alíquota, que atualmente é de 18%, passará a ser de 19% no estado, e segundo a Sefaz está de acordo com estudo divulgado pelo Comsefaz (Comitê Nacional de Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal), que aponta a necessidade de recomposição das perdas de arrecadação.

Ainda segundo a Sefaz, sem essas medidas de reequilíbrio fiscal, estados enfrentarariam um cenário preocupante a partir de 2023 e teriam dificuldades para ter recursos fundamentais para manter o funcionamento dos serviços públicos.

O órgão estadual ainda apontou que as perdas são decorrentes das alterações promovidas pelas leis complementares 192 e 194, que reduziram as alíquotas do imposto estadual para combustíveis, energia elétrica e serviços de telecomunicações. A Sefaz culpa o Governo Federal e diz que as leis federais levaram a perdas substanciais de arrecadação de ICMS.

Ainda segundo o estudo da Comsefaz, foram retirados, por exercício fiscal, mais de R$ 124 bilhões de arrecadação do tributo estadual em todo o país, com impacto também nos orçamentos das prefeituras, já que os estados repassam aos municípios 25% do total arrecadado com o ICMS

A Sefaz diz ainda que nova alíquota não será suficiente para recuperação da totalidade das perdas e diz que o estado deverá manter as estratégias que permitiram uma economia real de R$ 9 bilhões entre 2015 e 2021, em despesas de custeio.

Outros estados

A Sefaz baiana ainda destacou que outros estados brasileiros já vêm com alterações da alíquota modal, diferente da Bahia, inclusive com ajustes maiores.

Em Sergipe por exemplo, o percentual foi de 18% para 22%, e do Piauí, de 18% para 21%. Já em Alagoas, Rio Grande do Norte, Acre, Amazonas, Roraima, Maranhão e Pará alteraram suas alíquotas em dois pontos percentuais.

g1 Bahia 

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem