Ao vivo: Posse de Luiz Inácio Lula da Silva para o seu 3° mandato como Presidente da República



16h54

Após cerimônia de posse, Lula recebe faixa presidencial

Após a cerimônia de posse no Congresso, o presidente Lula e o vice Geraldo Alckmin ouviram o Hino Nacional, executado pela Banda do Batalhão da Guarda Presidencial, e passaram em revista à tropa. A seguir, eles se deslocaram com suas esposas para o Palácio do Planalto, onde Lula recebeu a faixa presidencial e fará um discurso.


16h32

Otto e Gurgacz esperam retomada do crescimento econômico

Presentes à cerimônia de posse, os senadores Otto Alencar (PSD-BA) e Acir Gurgacz (PDT-RO) enfatizaram a esperança de que haja crescimento econômico no terceiro mandato de Lula. Para Otto, "a partir de janeiro este vai ser o país do desenvolvimento econômico". Para Acir, "há uma expectativa muito grande para a retomada do crescimento e do desenvolvimento".


16h20

Sessão solene de posse no Congresso é encerrada

Após seu discurso, o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), encerrou a sessão solene de posse de Lula e Geraldo Alckmin na presidência e vice-presidência da República. Com o encerramento, Lula, Alckmin, Pacheco e também o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), deixam o Congresso e acompanham a continuidade do evento em frente à rampa principal. Lá, acompanham a execução do Hino Nacional pela Banda do Batalhão da Guarda Presidencial. Após a execução do Hino, serão prestadas as honras militares e a revista da tropa. Após a revista da tropa, Lula e Alckmin seguirão ao Palácio do Planalto, onde o presidente deve realizar novo pronunciamento à população.


16h13

Presidente do Congresso pede políticas públicas para os mais pobres

A exemplo de Lula, o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, também dedicou parte de seu discurso para demonstrar preocupação com parcelas mais desfavorecidas do povo brasileiro. O senador disse ter certeza de que Lula, que acumulou dificuldades ao longo da vida, vai saber enfrentar problemas urgentes da população, a fim de diminuir as desigualdades sociais. Pacheco ainda citou frase de Ulisses Guimarães, que disse que o inimigo mortal do homem é a miséria. 


16h05

Pacheco ressalta espírito de cooperação do Poder Legislativo

O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco, assegurou em seu discurso que "da parte do Poder Legislativo, o espírito é de cooperação" com o novo governo. Lembrou a aprovação da Emenda Constitucional nº 126, oriunda da chamada “PEC da Transição”:

— Foi absolutamente louvável o empenho do Congresso Nacional na célere aprovação da proposta, que impediu a redução, já neste mês de janeiro, do valor pago às famílias beneficiárias do Auxílio Brasil, que será novamente intitulado Bolsa Família.


16h04

Reforma tributária é prioridade para 2023, diz Pacheco

O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, defendeu a reforma tributária ao discursar na posse de Lula. Segundo Pacheco, o sistema de arrecadação brasileiro precisa urgentemente ser desburocratizado e simplificado. Ele declarou que essa reforma será uma das pautas prioritárias do Legislativo em 2023.


16h03

Pacheco: Eleição pode ter sido a mais importante desde a redemocratização

Na abertura de seu discurso, o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), pontuou que a vitória da chapa Lula-Alckmin pode ter marcado "o mais relevante processo eleitoral desde a redemocratização".

— Nas eleições de 2022, a democracia brasileira foi testada e saiu vitoriosa. É possível que tenha sido o processo eleitoral mais importante da nossa História após a redemocratização. O tempo dirá— pontuou.

O presidente do Parlamento também elogiou Lula e Alckmin, antigos adversários políticos, por terem se unido, "pondo o interesse nacional acima de eventuais divergências". 


15h51

Lula agradece a Senado e Câmara por sensibilidade ao aprovar PEC

Em seu discurso de posse, Lula agradeceu ao Senado e à Câmara dos Deputados "pela sensibilidade frente às urgências do povo brasileiro", ao aprovar em dezembro a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2022, transformada na Emenda Constitucional 126. Ela permite ao novo governo deixar R$ 145 bilhões do Orçamento de 2023 fora do teto de gastos.

— Diante do desastre orçamentário que recebemos, apresentei ao Congresso Nacional propostas que nos permitam apoiar a imensa camada da população que necessita do Estado para sobreviver — afirmou o presidente da República.


15h47

Lula promete revogar atos do governo Bolsonaro

O presidente recém-empossado prometeu revogar uma série de atos do governo de Jair Bolsonaro. Segundo Lula, ele vai desfazer todas as injustiças contra povos indígenas, refundar o Ministério da Cultura, anular todos os decretos armamentistas e rever a política de teto de gastos, considerado por ele uma "estupidez". 


15h32

Lula: combate à fome e retomada do espírito da Constituição são prioridades

No início de seu discurso, Lula relembrou que, quando tomou posse pela primeira vez em 2003, sua prioridade era combater a fome. Para ele, ter que refazer o compromisso, após o Brasil ter superado esse flagelo, "é o sinal mais forte da devastação social que o Brasil sofreu nos últimos anos". Lula também anunciou como outra grande prioridade retomar os princípios e valores que nortearam a Constituição de 1988, que a seu ver também teriam sido desvirtuados nos últimos anos por um projeto autoritário de poder.

Fonte: Agência Senado

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem