Calendário PIS 2023: veja as datas para a retirada do abono salarial

Confira como fica o calendário PIS 2023 para os trabalhadores que têm direito ao benefício referente ao ano-base 2021.

Trabalhadores poderão sacar o abono salarial referente ao ano-base 2021 do PIS a partir de 15 de fevereiro de 2023 até o dia 28 de dezembro de 2023. O benefício atingirá 21,4 milhões de pessoas que trabalham na iniciativa privada, de acordo com os cálculos do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat).

Relembre a seguir o que é o PIS e saiba se você poderá retirar o benefício no calendário PIS 2023 e contar com um dinheiro extra no orçamento do ano.

O que é o PIS

PIS significa Programa de Integração Social, criado para garantir benefícios ao empregado da iniciativa privada. O número PIS é gerado no primeiro emprego do trabalhador e não vai mudar ao longo da vida: é um dos dados que constam na primeira página da carteira de trabalho.

O abono salarial é um benefício concedido anualmente aos trabalhadores inscritos no PIS, equivalente a no máximo um salário mínimo. O valor é pago pela Caixa.

Apesar de as expressões PIS e PASEP serem normalmente citadas juntas, trata-se de dois programas diferentes. O PASEP é o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, um tipo de PIS para funcionários públicos. Ele também gera abono anual, mas nesse caso os valores são pagos pelo Banco do Brasil e o programa segue um calendário diferente de saque.

Quem tem direito ao PIS

Nem todo trabalhador da iniciativa privada com carteira assinada terá acesso ao abono salarial referente ao ano-base 2021. É preciso cumprir alguns requisitos, confira: • Estar inscrito no PIS há pelo menos 5 anos.
 
• Ter trabalhado formalmente por no mínimo 30 dias no ano-base.
 
• Remuneração média mensal de até dois salários mínimos.
 
• Ter os dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

O valor do abono é proporcional ao tempo trabalhado com carteira assinada em 2021. Cada mês de trabalho garante 1/12 do valor do salário mínimo vigente na data do pagamento. Portanto, os trabalhadores que estiveram com a carteira assinada durante todo o ano de 2021 e se enquadram nos critérios acima terão direito a receber um salário mínimo de abono salarial em 2023.
 

Calendário PIS 2022

O calendário PIS 2022 previa que o dinheiro estaria disponível para os trabalhadores até dia 29 de dezembro de 2022. Em 2022, o abono salarial liberado era referente ao ano-base de 2020. 

Calendário PIS 2023

Tradicionalmente, os pagamentos do benefício são divididos em seis lotes, liberados conforme o mês de nascimento do trabalhador. O dinheiro é liberado para saque a partir da data indicada e fica disponível até 28 de dezembro de 2023. Quem perder esse prazo precisará aguardar convocação especial do Ministério do Trabalho e Previdência.


Onde e como receber


Se você é correntista da Caixa, pode receber o valor por meio de crédito em conta. Também é possível sacar o benefício em uma agência Caixa ou nos caixas eletrônicos da Caixa e em lotéricas, apresentando o Cartão Cidadão.

Para receber, é preciso apresentar algum destes documentos de identificação: • carteira de identidade;
• carteira de habilitação (modelo novo);
• carteira funcional reconhecida por decreto;
• identidade militar;
• carteira de identidade de estrangeiros;
• passaporte emitido no Brasil ou no exterior.
 

Como consultar o PIS

Há várias formas de conferir se você tem direito ao benefício: • Pelo site da Caixa.
• Diretamente pelo aplicativo Caixa Tem (Android ou iOS) ou pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital (Android ou iOS).
• Pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital (Android e iOS).
• Se preferir, você também pode ligar para o número de atendimento do Caixa Cidadão, pelo número 0800 726 0207.

Fonte: Serasa | Leia o texto original aqui

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem