Miocardite é mais comum em mulheres, jovens e crianças

A cardiologista Minna Moreira Dias Romano explica que o tratamento pode incluir medicamentos para regular o batimento cardíaco e melhorar a função do músculo do coração

Por Sandra Capomaccio | Jornal da USP 

Qualquer vírus pode causar a doença, inclusive o vírus da dengue – Fotomontagem com imagens de Freepik e kuer1 por Adrielly Kilryann/Jornal da USP



A miocardite é a inflamação do músculo cardíaco, chamado de miocárdio, e ocorre quando o sistema imunológico causa uma inflamação em resposta a uma infecção ou algum outro fator.
Minna Moreira Dias Romano – Foto: Reproduçāo/Instagram
  
A cardiologista Minna Moreira Dias Romano, professora do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (FMRP-USP), explica que os principais sintomas são dor no peito, falta de ar ou palpitações, retenção de líquido e arritmias cardíacas.

A miocardite é uma doença mais comum em mulheres, jovens e crianças. Qualquer vírus pode causar a doença, inclusive o vírus da dengue.
 
Tratamento

O tratamento para miocardite, geralmente, é feito em casa, com repouso para evitar excesso de trabalho do coração.

Porém, é necessário também fazer o tratamento adequado da infecção presente na origem da miocardite e pode ser necessário tomar antibióticos, antifúngicos ou antivirais. O tratamento pode incluir também medicamentos para regular o batimento cardíaco e melhorar a função do músculo do coração.

A ecocardiografia é o exame mais indicado para avaliação do quadro de miocardite. Em casos raríssimos se pede a biópsia do músculo cardíaco através de um cateterismo, porém, há risco de morte, por ser um exame invasivo.

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem