EUA: homem é inocentado após ficar 38 anos preso acusado de crime que não cometeu

condenado-injustamente-homem-e-inocentado-apos-passar-quase-40-anos-preso-nos-eua
Maurice Hastings caminhando para fora da prisão depois de ser libertado de sua prisão injusta - Divulgação/Twitter/@innocence_la/28.10.2022
Maurice Hastings caminhando para fora da prisão depois de ser libertado de sua prisão injusta - Divulgação/Twitter/@innocence_la/28.10.2022


Maurice Hastings, de 69 anos, foi condenado de maneira injusta por roubo, agressão sexual e homicídio em 1983. Depois de passar 38 anos preso e só ser liberto no ano passado, o estadunidense foi declarado inocente por um juiz do estado da Califórnia, nos Estados Unidos.

Em um comunicado da California State University, foi informado à imprensa que Maurice foi declarado inocente pelo juiz do Tribunal Superior do Condado de Los Angeles, William C. Ryan. A prisão de Hastings foi cancelada, como também foi o processo de seu registro criminal. A audiência aconteceu na quarta-feira, 1.

Segundo a CNN Brasil, Maurice Hastings foi liberto da prisão em outubro de 2022, mas só foi oficialmente inocentado agora, por causa do trabalho do Los Angeles Innocence Project, uma iniciativa que se dedica a provar a inocência de presos na região da cidade de Los Angeles.

Hastings cumpria prisão perpétua pelo crime de 1983 há 38 anos, quando foi liberto em 2022, depois de um exame de DNA que identificou um possível suspeito para o ataque. Testemunhas haviam apoiado o álibi de Maurice durante o momento do assassinato antes disso, e não havia nenhuma evidência física que o ligasse à cena do crime.

Uma amostra de DNA oral coletada em 1983 só foi testada em junho de 2022, e apontou para outro suspeito, Kenneth Packnett, que morreu em 2020. Ele estava preso por sequestro e estupro.

Na pessoa de Martha Carillo, a promotora distrital adjunta de Los Angeles, a promotoria distrital da cidade se desculpou com Maurice pela injustiça cometida.

Agora que está livre e inocentado, Hastings quer focar em "aproveitar a vida" e ajudar outras pessoas. Ele está participando de um acampamento de empreendedorismo e participando de atividades com comunidades de pessoas em situação de rua.
Significa muito. Sou grato pela decisão do juiz e pelas desculpas – tudo foi maravilhoso hoje. Estou pronto para seguir em frente com minha vida. Eu sou um homem feliz agora", disse Maurice Hastings.

Fonte: Aventura na História 

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem