MEC e MS discutem formação médica em workshop

Ministérios da Educação e da Saúde buscam aprofundar subsídios para elaboração de editais de chamamento público para a oferta de cursos de medicina em instituições de educação superior privadas
Divulgação 

O Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Saúde (MS) promovem nesta quinta-feira, 18 de maio, o workshop “Regulação da abertura de cursos de Medicina e avaliação da formação médica no Brasil". O evento, acontece no auditório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília (DF).

O objetivo do workshop, que conta com a presença de representantes de entidades e associações médicas, é reunir subsídios a fim de elaborar editais de chamamento público para a oferta de cursos de medicina por instituições de educação superior privadas, conforme determina a Portaria nº 650, de 5 de abril de 2023.

A iniciativa do evento é da subcomissão interministerial do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Saúde (MS) formada pela secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior, Helena Sampaio; secretária da Educação Superior, Denise Pires de Carvalho; secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Isabela Cardoso de Matos Pinto; secretária de Informação e Saúde Digital, Ana Estela Haddad. O grupo faz parte da Comissão lnterministerial de Gestão da Educação na Saúde, instituída pelo Decreto Interministerial nº 11.440/2023, com a missão de propor ações para a formação de recursos humanos na área da saúde.

Agenda – a programação começacom o Painel “Situando o tema”, em que o professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Mário Scheffer, fala sobre o “Cenário da oferta de cursos e vagas de Medicina no Brasil".

Na sequência, o debate será sobre o tema “Formação médica: graduação e residência médica”. Outros temas abordados no painel serão “Diretrizes curriculares, corpo docente das escolas médicas e Teste de progresso”, pela Associação Brasileira de Educação Médica, e “Residência Médica”, pela Associação Médica Brasileira.

Na parte da tarde, a programação começa com o Painel “Avaliação do ensino médico no Brasil”. O professor Raul Cutait, da Academia Nacional de Medicina e da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), vai expor o tema “Novos indicadores para avaliação da formação médica”.

Também serão debatidos os temas “Indicadores de avaliação empregados pelo Inep” pela Diretoria de Avaliação da Educação Superior (Daes/Inep) e “Acreditação das escolas médicas” pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

Ao final das apresentações das mesas da manhã e da tarde, será aberto um período para discussão e encaminhamentos futuros.

SERVIÇO

Workshop “Regulação da abertura de cursos de Medicina e avaliação da formação médica no Brasil”

Data: 18 de maio de 2023
Horário: 9h
Local: Auditório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP); Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 4, Lote 327, Brasília (DF)

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Seres

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem