Brasil destina mais uma aeronave para repatriação de brasileiros e articula retirada de cidadãos da faixa de Gaza

Ao todo, 916 pessoas já retornaram da zona de conflito no Oriente Médio, por meio da articulação do Governo Federal
Foto: FAB

O Governo Federal envia, neste sábado (14/10), mais uma aeronave para repatriação de brasileiros que se encontram na zona de conflito no Oriente Médio. Este é o sétimo voo com destino a Israel. Outro avião, cedido pela Presidência da República, já encontra-se em Roma, na Itália, aguardando autorização para retirar os brasileiros que chegaram ao sul da Faixa de Gaza pela manhã.

A iniciativa de enviar as aeronaves ao Oriente Médio faz parte da Operação Voltando em Paz. O objetivo é resgatar todos os cidadãos brasileiros que desejam retornar ao País.

A aeronave KC-30 (Airbus A330 200), da Força Aérea Brasileira (FAB), decola da Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro (RJ), neste sábado às 17h (horário de Brasília). O destino inicial é Roma, na Itália. A previsão de pouso, no retorno ao Brasil, é 2h30 (horário local) de terça-feira (17/10).

Já o avião da Presidência da República, um VC-2 da Embraer com 40 lugares, aguarda a definição final na articulação com as autoridades palestinas, do Egito e de Israel, para definir o momento de retorno ao Brasil.

Segundo o ministro das Relações Internacionais, Mauro Vieira, - durante reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) -, o objetivo imediato é claro: “evitar mais derramamento de sangue e perda de vidas, e tentar garantir o acesso urgente e desimpedido da ajuda humanitária às zonas afetadas. É urgente uma pausa humanitária, bem como a criação de corredores humanitários para aceder a Gaza”, destacou.

Desde o início do resgate, já foram finalizadas quatro missões de repatriação de brasileiros em Israel com a aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira e KC-390 Millennium. Um quinto voo saiu de Tel Aviv na manhã deste sábado, com destino ao aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, com 215 passageiros.

Operação Voltando em Paz

A articulação do Governo Brasileiro teve início já no sábado, 7/10, data dos atentados terroristas em Israel que se desdobraram em conflito armado de grandes proporções. No próprio sábado, foi criado um gabinete de crise. Até este sábado, 916 pessoas já retornaram ou estão em deslocamento para o Brasil da zona de conflito no Oriente Médio, por meio da articulação do Governo Federal.

As embaixadas do Brasil em Tel Aviv (Israel), Cairo (Egito) e o Escritório de Representação em Ramala (na Palestina) foram acionados. Um formulário online ajudou a identificar os brasileiros em situação de dificuldade. Mais de 2,7 mil manifestaram interesse em retornar. Requisitos de prioridade para brasileiros sem passagens, não residentes, gestantes, idosos, mulheres e crianças foram adotados.

O Governo Brasileiro também garantiu transporte de ônibus das principais cidades israelenses para o aeroporto de Tel Aviv. Já houve desembarques em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife e as aeronaves seguem indo e voltando para garantir o retorno de todos.

Por: Agência Gov com informações do Planalto

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem