Iɴғᴏʀᴍᴀᴄ̧ᴀ̃ᴏ ᴇ́ ᴄᴏɪsᴀ sᴇ́ʀɪᴀ

Terremoto de 7,6 graus atinge Japão, que emite alerta de tsunami

 (Bloomberg) – Um poderoso terremoto de magnitude 7,6 graus na escala Richter (que vai até 9) atingiu a Península de Noto, na costa noroeste do Japão, seguido por mais de 50 tremores secundários, destruindo casas e estradas e desencadeando um alerta generalizado de tsunami.

Seis casos de edifícios desabando com pessoas presas dentro foram relatados após os tremores desta segunda-feira (1), disse o chefe de gabinete do Japão, Yoshimasa Hayashi, em entrevista coletiva.

O governo enviou as Forças de Autodefesa para a área, enquanto os serviços de emergência foram inundados com chamadas, acrescentou.

Um grande incêndio eclodiu na cidade de Wajima, parecendo se espalhar por vários edifícios, mostrou um vídeo da emissora NTV. A cidade foi atingida por um tsunami de pelo menos 1,2 metros, o maior relatado pela NHK.

O Japão emitiu um alerta de tsunami para quase toda a sua costa ocidental após o terremoto – áreas ao norte, como Hokkaido, registraram tsunamis. Os residentes foram alertados para seguir para locais mais elevados, longe da costa, e lá permanecer até que o alerta seja suspenso.

Alguns serviços ferroviários foram suspensos e as centrais elétricas interromperam as operações, enquanto várias estradas e uma pista de aeroporto foram fechadas devido aos danos. As autoridades verificaram os reatores nucleares. Os serviços de telefonia móvel também foram afetados devido ao terremoto.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

Siga nos no Kwai

PUBLICIDADE

Veja no Tiktok