Pres. Tanc. Neves: Quem são os pré-candidatos à prefeitura nas eleições 2024


As eleições de 2024 acontecem em outubro, mas a movimentação visando o pleito já começou em todo País. Isso não é diferente em Presidente Tancredo Neves, Sul Baiano, município que tem cerca de 16 mil eleitores. Por aqui, desde ano passado já se falava no pleito eleitoral e nos bastidores muitos até arriscavam a dizer quem disputaria a corrida à prefeitura neste ano. 


A princípio eram cinco pré-candidatos à prefeito, mas dois deles fizeram aliança, se tornaram pré-candidatos a vice, um desistiu e declarou apoio a um outro pré-candidato. Deste modo, apenas dois nomes seguem como postulantes ao cargo do executivo municipal, são eles: Josué Paulo dos Santos, popularmente conhecido como Quinha e João Santana Neto, conhecido por Neto. 


Quem é Quinha? 


Antes de entrar na política, Josué Paulo dos Santos foi proprietário de um comércio na cidade, anos depois negociou o empreendimento. 


Quinha, atualmente filiado ao AVANTE é político desde 2004, ano em que se elegeu pela primeira vez prefeito do município ao superar o candidato Cândido (PL), por 57 votos de vantagem. Quatro anos depois, se reelegeu ao vencer a candidata Rosinha (DEM), filha do ex-prefeito Aurelino Rocha, por mais de 4 mil votos de vantagem. 


Quinha deixou a prefeitura em dezembro de 2012. Nas eleições daquele ano, tentou fazer um sucessor, ao apoiar Tonho do Bó, mas sem sucesso, o então vice-prefeito Moacy venceu a eleição. 


Com a cassação do mandato do prefeito Moacy em 2015, pelo TSE, foi realizada a eleição suplementar em junho daquele ano e Quinha apoiou o candidato Valdemir de Jesus Mota(PV) - Balbino, que era presidente da Câmara, assumiu a prefeitura interinamente e disputou a prefeitura com Carlito Sacerdote(PSDB). Balbino saiu vitorioso nas urnas. 

Em 2016, também com apoio de Quinha, Balbino tentou a reeleição, mas perdeu para Toin do Bó, que quatro anos depois (nas eleições 2020), venceu o próprio Quinha.  

Novamente, o ex-prefeito Quinha tenta voltar a governar o município, pelo qual tem diversas obras realizadas durante sua 1ª gestão. No entanto, no segundo mandato recebeu muitas críticas e não conseguiu fazer um sucessor. 


Quem é Neto? 


Oriundo do Comércio e filho de políticos, Neto nunca exerceu cargo público e tenta pela primeira vez assumir a cadeira de gestor municipal. Para isso, usa de sua experiência nos mais de 20 anos à frente da gestão privada para tentar realizar o objetivo. 


Neto é proprietário de empreendimentos do ramo de atacado em cidades como Valença, Jequié, Ipiaú e Presidente Tancredo Neves. À frente das empresas tem gerado empregos e tem crescido no ramo comercial como um dos mais respeitado empresário da cidade e região. 


Alianças 


Quinha anunciou recentemente Juscelino Macedo, presidente da Coopatan como o pré-camdidato à vice-prefeito na chapa encabeçada por ele. 


Já Neto, fez aliança com Tânia Barreto como pré-camdidata a vice-prefeita na sua chapa. 


Tanto Tânia(MDB), como Juscelino(PT), eram pré-candidatos a prefeito, mas acabaram abrindo ão em prol de outros projetos. O mesmo aconteceu com Wilson (PC do B) que desistiu de ser candidato após recomendação da FEDERAÇÃO BRASIL DA ESPERANÇA, ele declarou apoio a pré-candidatura de Quinha. 


Os Ex-prefeitos Moacy e Valdo de Ernesto, vereador Edivânio, dentre outros, declararam apoio a Neto. Por outro lado, os vereadores Zé Coite e Nal do Baixão já se posicionaram favoráveis ao nome de Quinha. 





Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem