Jair Medrado - Criativa On Line |
Passar dos 100 anos de vida não é para todo mundo, principalmente na atualidade, que consumimos muita coisa que causam problemas de saúde e influênciam na longevidade. Mas em Brejões, dona Ester de Jesus, popularmente conhecida como Dona Estefa, completou nesta segunda-feira (16/12) 114 anos de vida. Moradora da comunidade rural da Serra do Teco, no município de Brejões, ela é referência de longevidade e vitalidade para toda a família e comunidade local. Ela é mais velha que o próprio município que reside, o município tem 100 anos de emancipação política.
Natural do município de Ipira, Dona Estefa chegou a Brejões ainda criança e construiu sua vida na região. Sem nunca ter se casado, namorado ou tido filhos, ela nunca demonstrou arrependimentos ou tristeza em relação à sua trajetória. Atualmente, vive com sua irmã de 96 anos e uma sobrinha de 66 anos, responsável por seus cuidados.
A família descreve Dona Estefa como uma mulher alegre, que adora conversar e transmite força e esperança para aqueles ao seu redor. Com sua vitalidade e otimismo, ela serve como exemplo de resistência e bom humor para todos que têm o privilégio de conviver com ela.
Dona Ester está entre as pessoas mais velhas do mundo
Dona Ester é uma das mais velhas do mundo, numa lista iniciada com a japonesa Tomiko Itooka, de 116 anos. Nascida em 23 de maio de 1908, em Osaka, Tomiko vive atualmente em uma casa de repouso. Não dar para dizer exatamente a posição que ela ocuparia nessa lista, no entanto, é possível cravar que ela esteja entre as primeiras.
A pessoa mais velha verificada que já viveu foi a francesa Jeanne Louise Calment, que morreu em 1997 aos 122 anos e 164 dias.
Postar um comentário