Vista aérea do Parque Urbano | Foto: Reprodução/Facebook |
Assinado pelo ex-prefeito Toin do Bó em 06 de novembro de 2023, o financiamento para construir o Parque Urbano no valor de R$ 3,3 milhões de reais, foi feito junto ao Banco do Brasil, com período de carência de 12 meses, ou seja, a primeira parcela foi paga somente em dezembro do ano passado, mais precisamente no dia 10.
Reprodução/Facebook |
Por quanto tempo o município terá que pagar?Quantas parcelas? De acordo com o contrato de financiamento, a primeira parcela foi em 10/12/2024, e a última, será em 10/11/2033, ou seja, o prazo total desde a assinatura do contrato até o pagamento final é de 10 anos, sendo 108 parcelas seguindo o Sistema de Amortização Constante (SAC), sob taxa decrescente, no primeiro ano, 4,5% e no último ano, 2%.
O município de Presidente Tancredo Neves é o responsável em fazer o pagamento independente de qual gestor ocupe o cargo nesse período. Imagine! Quinha assumiu o mandato em 1° de janeiro de 2025, ainda que ele se candidade à reeleição (em 2028), se reelega, ao fim do mandato dele, ainda restará, algumas parcelas até o pagamento total da dívida. É uma dívida que ficará sobre responsabilidade, de no mínimo, dois gestores.
É importante lembrar, que o projeto foi apreciado e aprovado na Câmara de Vereadores, antes de chegar ao então prefeito Toin do Bó, que sancionou e colocou em prática. Não há individualidade sobre a construção dessa obra, há uma junção de responsabilidades, Executivo e Legislativo. Alguns estão satisfeitos com o Lago, outros não, independente disso o município pagará a conta.
A importância da participação do povo nas pautas do município
A construção do Parque Urbano pode abrir uma discussão importante, no que diz respeito à participação popular em pautas do município. A população pode participar das reuniões da Câmara Legislativa para saber o que está acontecendo, quais projetos estão em pauta enfim, participar do processo. Mas muitos preferem deixar a responsabilidade nas mãos daqueles que foram escolhidos para lhes representar e esquecem, que o processo envolve: votar, cobrar e acompanhar o que o vereador está realizando.
Quantos tem as informações necessárias sobre a construção do Parque? Com certeza, bem poucos. Mas é importante lembrar que as informações municipais são publicadas no Diário Oficial do Município, e é por lá, que os municipes precisam também acompanhar o que acontece no dia a dia do município.
Postar um comentário