Iɴғᴏʀᴍᴀᴄ̧ᴀ̃ᴏ ᴇ́ ᴄᴏɪsᴀ sᴇ́ʀɪᴀ

Lula troca Nísia por Padilha e avança na reforma ministerial

O presidente e a ministra conversaram no Planalto sobre mudanças no governo
Lula e Nísia Trindade (Foto: Thales Alves/MS)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu nesta terça-feira (25) a ministra da Saúde, Nísia Trindade. O chefe de Estado e a titular da pasta conversaram no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), sobre mudanças nos cargos de primeiro escalão do governo.

A ministra será substituída por Alexandre Padilha, que deixará a Secretaria de Relações Institucionais do governo.

Padilha já foi ministro da Saúde, durante o governo Dilma Rousseff (PT). Também foi ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais no período 2009-2010, segundo mandato de Lula.

Já Nísia Trindade foi anunciada pelo presidente na transição de governo, em dezembro de 2022. A gestão dela recuperou a pasta da Saúde após a gestão pavorosa do governo Jair Bolsonaro.

Em Brasília, Nísia foi bastante aplaudida ao fazer um discurso por mais de 30 minutos no Planalto. Antes do ministério, ela havia presidido a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Após a troca ministerial, a presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), e o senador Jaques Wagner (PT-BA) são cotados para assumir o cargo ocupado por Alexandre Padilha atualmente.

Fonte: Brasil 247/Leonardo Lucena

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem