Iɴғᴏʀᴍᴀᴄ̧ᴀ̃ᴏ ᴇ́ ᴄᴏɪsᴀ sᴇ́ʀɪᴀ

Abertas inscrições para formação em Produção Audiovisual como Metodologia na Educação

Foto: ASCOM/IAT

Com o objetivo de apoiar os educadores no uso da produção audiovisual como metodologia ativa de ensino, proporcionando conhecimentos teóricos e práticos sobre roteirização, pré-produção, realização, edição e aplicação de mídias digitais em contextos educacionais, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira, abriu inscrições para a formação ‘Produção Audiovisual Como Metodologia na Educação’. Estão sendo oferecidas 400 vagas. As inscrições acontecem até o dia 30 de março, através do link abaixo.

Clique aqui e se inscreva

A ação formativa é voltada para gestores(as), coordenadores(as) pedagógicos(as) e professores(as) da rede pública estadual e de redes municipais da Bahia e visa fomentar a criatividade, promover o engajamento dos cursistas e desenvolver habilidades e competências essenciais para a aprendizagem na era digital de forma crítica, ética e contextualizada.

A atividade possui carga horária de 40 horas, é 100% online e acontece entre os dias 1º de abril e 30 de maio de 2025.

Durante a formação, que explora o uso de ferramentas audiovisuais como recurso pedagógico para potencializar o ensino e a aprendizagem, os participantes aprenderão a criar conteúdos audiovisuais com potencialidades pedagógicas, promovendo maior engajamento dos estudantes, desenvolvendo, entre estes, habilidades e competências significativas e estimulando a criatividade no ambiente escolar.

A proposta do curso é demonstrar, tanto na perspectiva prática quanto teórica, como planejar e realizar as etapas de produção audiovisual.

"O curso é composto por quatro módulos que abrangem desde os aspectos éticos até a concepção e as etapas da produção audiovisual. Ao longo dessa jornada, além dos processos técnicos, promoveremos uma reflexão pedagógica essencial a cada etapa. Entre os temas abordados, destacam-se: a atenção aos procedimentos éticos e estéticos na produção audiovisual, a importância da leitura e da pesquisa em fontes seguras, o desenvolvimento de ideias, a apreciação e construção crítica de narrativas audiovisuais, bem como o incentivo ao trabalho coletivo e colaborativo, entre outras possibilidades", explicou o professor Marcus Leone Oliveira Coelho, que ministrará a formação.

Fonte: ASCOM/IAT

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem