![]() |
Credito: Emerson Santos |
A minifábrica permite aos visitantes conhecerem todo o processo de produção do chocolate tree to bar (ou seja, da planta à barra), em meio ao cenário de um ambiente rural, com a roça de cacau, barcaça, frutos e mudas de cacau cabruca, além da fabricação no forno, melanger e temperadeira, com a exposição dos chocolates, produzidos pelos estudantes, em várias versões e sabores, de 45% a 70% de cacau.
A professora Alexandra Bueno, coordenadora do curso de Agroindústria do CEEP Nelson Schaun, afirma que os visitantes podem conhecer todo o processo desse fantástico mundo do chocolate, o chamado sistema cabruca, da plantação à fabricação, até o produto final. "Para os estudantes, é um estímulo para abraçar a profissão, produzindo um chocolate de origem que, além do sabor único, traz a magia e a história dessa região celebrizada por Jorge Amado”, destaca a educadora.
O estande da minifábrica tem a participação de cerca de 30 estudantes, orientados pelos professores do CEEP. “Participar do Chocolat Festival é uma experiência maravilhosa, porque a gente tem a oportunidade de trocar experiências, conviver com profissionais do setor, conciliando a parte teórica com a prática”, afirma a estudante Fernanda Vitória.
É a primeira vez que o estudante Artur Douglas participa do evento. "Está sendo incrível mergulhar nesse universo do cacau e do chocolate. Quero concluir o Ensino Médio, entrar na universidade e me tornar um grande profissional”.
Além da minifabrica, a Secretaria da Educação também instalou o estande “Espaço das Escolas Fábricas do Chocolate”, com as presenças dos CEEPs de Ilhéus, Arataca, Gandu e Ipiau, onde funcionam ascolas do chocolate. No espaço, são apresentados chocolates e outros derivados de cacau produzidos pelos estudantes, reforçando o processo de ensino aprendizagem.
A estudante Iza Costa, do CEEP Milton Santos, em Arataca, revela que "poder mostrar os nossos chocolates em um evento que reúne milhares de pessoas fortalece o processo de adquirir novos conhecimentos e se preparar para ter sucesso em uma profissão gratificante e com grande potencial no mercado de trabalho”.
Fonte: SEC/BA
Postar um comentário