Iɴғᴏʀᴍᴀᴄ̧ᴀ̃ᴏ ᴇ́ ᴄᴏɪsᴀ sᴇ́ʀɪᴀ

PMBA promove ação de apoio psicossocial a policiais

Foto: Sgt PM RR/C Barros

A Polícia Militar da Bahia (PMBA) promoveu, nesta terça-feira (9), no auditório do Instituto de Ensino e Pesquisa, na Vila Militar do Bonfim, mais uma atividade do Programa de Acompanhamento e Apoio ao Policial Militar (PAPM).

O programa, instituído pela Portaria nº 070 do Comando Geral da corporação, tem como objetivo oferecer acolhimento psicológico e capacitação a policiais militares que atuaram em situações de Morte por Intervenção Legal do Agente do Estado (Milae) e outras ocorrências de alto impacto emocional.

Na atividade, 17 policiais participaram de palestras que abordaram aspectos emocionais, jurídicos e éticos relacionados à atuação em situações críticas, além de temas como direitos humanos, cidadania, estabilização emocional e prevenção de agravos à saúde física e mental.

O acompanhamento realizado pelo PAPM inclui entrevistas individuais para avaliação da condição psicoemocional dos policiais, conduzidas por psicólogos do Departamento de Promoção Social (DPS) ou das Seções de Valorização Profissional (Sevap’s). A partir dessa análise, cada caso pode ser encaminhado para diferentes níveis de acompanhamento, como participação em palestras, acompanhamento multidisciplinar ou inscrição no Curso de Apoio e Aprimoramento Funcional (CAAP).

O CAAP reúne conteúdos sobre controle emocional, tomada de decisão sob estresse, direitos humanos e práticas restaurativas, com foco na recuperação psicológica, técnica e funcional dos profissionais.

A ação foi organizada de forma integrada entre o DPS, o Departamento de Direitos Humanos (DPCDH) e o Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP).

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem