O Sisu é a principal forma de entrada no ensino superior
![]() |
| O MEC liberou a consulta das vagas disponíveis para o Sisu na última terça-feira (14) - © Juca Varella/Agência Brasil |
Começam nesta segunda-feira (19) as inscrições para o processo seletivo de 2026 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A edição é considerada histórica pelo Ministério da Educação (MEC) devido ao número expressivo de vagas ofertadas e às mudanças implementadas no modelo de seleção.
Ao todo, o Sisu 2026 disponibiliza mais de 274 mil vagas em 7,3 mil cursos de graduação, ofertados por 136 instituições públicas de ensino superior, distribuídas em 587 municípios de todas as regiões do país.
Como se inscrever
Para participar, o candidato deve acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e clicar em “Fazer inscrição”. O login é realizado por meio da conta gov.br, utilizando CPF e senha, os mesmos dados usados no Enem.
Após o acesso, é necessário confirmar ou atualizar informações pessoais e de contato. Em seguida, o participante poderá escolher até duas opções de curso, pesquisando por nome da graduação, instituição ou município, além de selecionar o turno e a modalidade de concorrência.
As inscrições devem ser confirmadas até o dia 23 de janeiro, conforme o cronograma oficial do processo seletivo.
Quem pode participar
Somente candidatos que já concluíram o ensino médio podem concorrer às vagas do Sisu. As notas de treineiros, que realizam o Enem apenas para autoavaliação, não são consideradas.
Assim como em 2025, o Sisu 2026 contará com apenas uma etapa de inscrição, reunindo em um único processo seletivo todas as vagas ofertadas ao longo do ano letivo.
Principais mudanças no Sisu 2026
Uma das principais novidades desta edição é que o sistema passará a considerar as notas das três últimas edições do Enem: 2023, 2024 e 2025. O Sisu utilizará automaticamente a nota que apresentar a melhor média ponderada, de acordo com o curso escolhido, os pesos definidos pela instituição e as ações afirmativas, desde que o candidato tenha obtido nota superior a zero na redação.
Em caso de empate, será considerada a edição do Enem em que o participante obteve a maior nota na disciplina de maior peso para o curso pretendido.
Ações afirmativas e Lei de Cotas
Os candidatos poderão concorrer tanto às vagas de ampla concorrência quanto às modalidades de reserva previstas na Lei de Cotas e às ações afirmativas específicas das instituições.
No momento da inscrição, será obrigatório preencher o cadastro socioeconômico e indicar as modalidades desejadas. Será permitida a escolha de, no máximo, uma ação afirmativa do tipo bônus e uma do tipo reserva de vagas.
Segundo o MEC, as mudanças não alteram a essência do programa, mas aprimoram seu funcionamento, reforçando a transparência, a equidade e a ampliação do acesso ao ensino superior público.
Resultado, matrícula e lista de espera
O resultado da chamada regular única será divulgado em 29 de janeiro de 2026. As matrículas dos candidatos selecionados terão início a partir de 2 de fevereiro, conforme o edital de cada instituição.
Os candidatos não aprovados na chamada regular poderão manifestar interesse na lista de espera entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro, pelo Portal Único. As instituições poderão utilizar essa lista ao longo de todo o ano para o preenchimento de vagas remanescentes.
Com número recorde de vagas e novas regras de seleção, o Sisu 2026 reforça seu papel como principal porta de entrada para o ensino superior público no Brasil.

Postar um comentário