Duplicação de 22 km da BR-101 é entregue na Bahia

A BR-101 é um dos mais importantes corredores rodoviários para a logística de transporte nacional e atravessa 12 estados. - Foto: Isac Nóbrega/PR


Um trecho de 22 quilômetros de duplicação da BR-101 na Bahia, entre Feira de Santana e Esplanada, foi entregue nesta segunda-feira (26). Com a liberação, o motorista passa a contar com 58 quilômetros de pistas com capacidade ampliada.

Durante evento em Feira de Santana (BA), que contou com a participação do Presidente Jair Bolsonaro, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, ressaltou que a duplicação da BR-101 tem como objetivo levar mais segurança ao usuário e conforto para o fluxo de mais de 12 mil veículos que transitam pelo local diariamente, sendo 60% relacionados ao transporte de cargas. O Ministro disse ainda que haverá duplicação da BR-116 na direção de Santanópolis (BA), na direção de Serrinha (BA).

“E não vai parar por aí. Até o final do ano, nós temos condições de entregar mais 51 quilômetros. Mais 30 quilômetros do trecho da divisa até Entre Rios, até Esplanada, que praticamente vai fechar esse lote e mais 21 quilômetros de Feira até Alagoinhas. Sem dúvida nenhuma, nós vamos tornar a BR-101 aqui na Bahia uma realidade”, afirmou o ministro.

Duplicação na BR-101

A duplicação da BR-101/BA compreende um trecho de 165 quilômetros de extensão que foram divididos em quatro lotes de aproximadamente 41 quilômetros cada.

O lote 4 faz a ligação rodoviária aos grandes polos comerciais e industriais do estado, como Alagoinhas, Pedrão, Teodoro Sampaio e Conceição do Jacuípe. Nesse lote, as equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) atuaram na duplicação em uma região com fábricas de grande porte.

Investimentos na Bahia

De acordo com o Ministério da Infraestrutura, o Governo Federal entregou mais de 180 quilômetros de novas pistas na Bahia, em 2021. Além dos 22 quilômetros duplicados, foram pavimentados 77 quilômetros da BR-235/BA, 67 quilômetros de adequação da BR-135/BA e 16 quilômetros de duplicação da BR-116/BA.

Informações do Ministério da Infraestrutura | GOVBR

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem